-
Arquitetos: Atelier Gitterle
- Área: 870 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Hertha Hurnaus
-
Fabricantes: Erlus, Etex, Forbo Flooring Systems, GRAPHISOFT, PREFA, Velux, Weiss, XAL, Zimmerei Hauthaler
Descrição enviada pela equipe de projeto. A exigência do cliente era criar uma residência unifamiliar que também contivesse um escritório para sua start-up de cosméticos. O posicionamento do edifício no meio das vinhas foi escolhido deliberadamente porque a jovem empresa produz cosméticos naturais certificados pela Demeter a partir das vinhas do local.
O edifício foi incorporado na topografia das vinhas para revelar a visão do patrimônio cultural mundial: Krems, o castelo Dürnstein e a abadia de Göttweig. O escritório da start-up fica de frente para a rua com uma entrada separada e acesso ao armazém, enquanto a área de estar privada fica do lado oposto. Os generosos elementos das janelas criam salas iluminadas e cheias de luz e conectam o interior às vinhas circundantes. As aberturas foram deliberadamente definidas para manter a privacidade, apesar da abertura à paisagem.
A estrutura é estritamente geométrica e combinada com materiais de construção ecológicos, a fim de atender à filosofia de vida do cliente. Toda a estrutura de suporte é feita de madeira, o material de isolamento é feito de fibra de madeira ecológica e a fachada é revestida com madeira natural. Para operar um sistema de aquecimento sustentável, foi instalada uma bomba de calor geotérmica, juntamente com um sistema fotovoltaico. O telhado do anexo, que também serve de acomodação para hóspedes ou parceiros de negócios, foi projetado como um telhado plano esverdeado.