-
Arquitetos: La Troupe
- Área: 61 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Jorge López Sacristán
-
Fabricantes: Acor, Cortizo, Griesser, Natucer, Promat
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma construção simples, cuidadosa, mínima, essencial, pode nos levar a uma boa arquitetura. Este projeto de renovação mostrou-nos isto.
Oportunidade
A habitação original, um exemplo típico de desenho e construção rápida de Madrid nos anos 60, continha uma verdadeira oportunidade de projeto.
Processo
No design combinamos a idealização acadêmica utópica a uma abordagem prática, desejo de experimentação e busca por materialidade. Durante o processo utilizamos a própria casa como escritório técnico. O espaço foi vivido, desfrutado e alterado.
A imersão no espaço levou-nos a descobrir:
- Espacialmente: a janela como elemento extraordinário da casa;
- Construtivamente: a estrutura de aço oculta.
Também percebemos e trabalhamos com a simbiose entre o que fora aprendido na academia e nossas experiências pessoais, o que entendemos subjetivamente como lar.
Proposta
Propusemos uma habitação generosa num espaço reduzido. Subtraímos tudo o que era dispensável. A busca do essencial levou-nos ao seguinte: a estrutura vermelha que hierarquiza o espaço; as janelas que se abrem para o céu; a madeira que traz o calor e conforto; a variedade material do branco que tudo envolve.
Construção
O conhecimento preciso das estruturas existentes nos permitiu intervir adequadamente. Em busca de uma arquitetura honesta e cuidadosa, prestamos especial atenção aos detalhes, à materialidade escolhida e aos diversos atores no processo projetual.
Nossa prioridade foi formar uma equipe sólida de profissionais e especialistas com os quais, compartilhando habilidades, materialidade e experiência, desenvolvemos juntos cada detalhe construtivo alcançando soluções ótimas que excedem as possibilidades do estritamente convencional. A construção acabada, como resultado, é o testemunho e o reflexo de um processo cuidadoso.