-
Arquitetos: Bohrer Arquitetos
- Área: 2000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Fellipe Lima
-
Fabricantes: AutoDesk, Beaulieu, Dsgnselo, Pormade, Vibrasom
Descrição enviada pela equipe de projeto. Disponibilizar aos funcionários e colaboradores das empresas um espaço integrado, colaborativo e que ofereça bem-estar e faça a produtividade aumentar é uma das tendências do mercado de trabalho atual. Afinal, o profissional moderno tem passado mais tempo trabalhando do que dentro de suas próprias residências.
Pensando nessa estratégia, a Bohrer Arquitetura, comandada pela arquiteta Thaisa Bohrer, reuniu todas essas premissas e foi a responsável pelo projeto arquitetônico e de interiores do escritório da Vanguard Empreendimento em Londrina, no Paraná. A partir do novo posicionamento da marca e do perfil dos colaboradores, o novo escritório está localizado na central de vendas, que foi totalmente ampliado e ganhou quase que 2 mil m² de área construída, além de um espaço para mais cinco apartamentos decorados.
Após a reunião de briefing, a empresa identificou a necessidade de contar com um espaço exclusivo para os seus colaboradores, seguindo a linha dos novos modelos corporativos. Toda a área de trabalho criada pela arquiteta foi integrada e ganhou carinhosamente o nome de Coffee – um espaço acessível com cafés, chás, água, suco e snacks que fica à disposição dos colaboradores todos os dias. O ambiente serve para uma break no dia a dia do trabalho ou para um bate papo rápido e produtivo entre os funcionários.
Ao todo, o novo escritório conta com sete salas de reuniões, sendo cinco menores e duas mais amplas. Os layouts criados atendem as necessidades dos colaboradores, trazendo ainda mais modernidade. Por exemplo, uma das salas conta com um sofá moderno para uma conversa mais descontraída. Em outra, há uma mesa alta com banquetas para os assuntos mais rápidos e em um terceiro espaço estão os lounges em forma de nichos com mesas e tomadas para uma reunião mais longa.
Os detalhes fazem toda a diferença em qualquer projeto. Para a iluminação a profissional optou por utilizar algumas lâmpadas que foram direcionadas para as mesas de trabalho. Os demais espaços ganharam uma iluminação geral, que trouxe luminosidade e aconchego ao ambiente. “Não é uma luz de clínica médica, mas oferece um conforto visual para os colaboradores”, ressalta Thaisa Bohrer. Além disso, diversos pendentes foram utilizados para que cada ambiente ganhasse uma identidade e uma característica especial.
Seguindo a linha de oferecer espaços produtivos e bem-estar para os colaboradores da empresa, um dos pontos destacados neste projeto é o paisagismo. Para que os ambientes não ficassem com ar cinza e repleto de concreto, foi utilizada uma vegetação agradável e madeira no piso, trazendo aconchego ao ambiente. Outro detalhe bastante valorizado no projeto, foi a decoração. a arquiteta optou por utilizar algumas gravuras no estilo Bauhaus, trazidas da Alemanha, que estão localizadas na parede da entrada do escritório, e outra apoiada no móvel.