-
Arquitetos: El Sindicato Arquitectura
- Área: 252 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andrés Villota, Isabel Delgado, José de la Torre
-
Fabricantes: Aserradero San Alfonso, Franz Viegener, Imptek, Placacentro Masisa Ecuador, Rothoblaas Ecuador, Seteco, Soroche de los Andes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um lote com grandes árvores se busca um habitar em proximidade com a natureza, de forma que esta seja parte característica da arquitetura e que seja habitada da mesma forma que o objeto construído.
Respeitando as árvores e arbustos do terreno, definiu-se um percurso modular ao qual se acoplam diferentes espaços habitáveis. O espaço social se abre para o percurso e à projeção de visuais da natureza, enquanto se fecha para a rua, e os espaços privados se fecham para essa circulação e mantêm maior privacidade.
Como condicionante, cada espaço construído tem relação visual e conexão física direta com pelo menos um espaço natural. Enquanto a circulação define claramente o pátio central da casa como semi-privado, os espaços habitáveis imprimem caráter aos pátios que contêm.
Nos espaços que demandam privacidade, como dormitórios e banheiros, o aspecto é introvertido. Seus pátios se delimitam por fachadas portantes preenchidas com barro e por paredes que, separadas dos espaços habitáveis, garantem privacidade e conexão direta com a natureza.
Em espaços destinados a atividades sociais, como a cozinha, sala de jantar e sala de estar, o caráter é extrovertido. Os pátios se delimitam por fachadas portantes de vidro, janelas e portas que conferem permeabilidade visual em relação ao objeto construído e pelos limites do terreno.
As fachadas combinam a função de estrutura com a de moldura. Pré-fabricado com madeira sólida, um único tipo de pilar mínimo em forma de cruz se repete em módulos de 1,22 m e se unem em seus terços, conformando fachadas que garantem estabilidade estrutural e resultam em vãos com dimensões adequadas para fixar vidros, janelas, portas e divisórias segundo a necessidade imposta pelo objeto construído.
A Casa entre árvores se conceitua como uma conjugação de cenários com diferentes características que te surpreendem enquanto você percorre a casa descobrindo a natureza.