-
Arquitetos: Low Design Office
- Área: 267 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Casey Dunn, Leonid Furmansky
-
Fabricantes: Don Young Company, Factory Building Store, Jimmy's Cypress, Metalcraft, New Braunfel's Glass, Pro Source
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um dos destinos mais populares no Texas para rafting e tubing, o rio Guadalupe - uma paisagem aquática que entrelaça casas de veraneio com uma experiência de parque flutuante - forma o pano de fundo desse projeto. Três irmãos procuraram criar um ponto de encontro para suas famílias. Eles solicitaram um desenho que fizesse conexões - entre seus filhos, a luz e a paisagem ribeirinha - um lugar para trazer à tona memórias.
O terreno é um longo e estreito trecho de terra, escondido em uma estrada secundária e pontuado por ciprestes, que recua até a margem do rio Guadalupe. Embora o fluxo do rio seja regulado pela Barragem do Canyon, dada a variabilidade climática, o projeto deve prever inundações extremas de até quatro metros acima do nível do mar. Conseguir isso de maneira econômica e preservar a intimidade com o terreno tornou-se central para o projeto. Foram utilizados materiais, detalhes e componentes padrões para enfatizar configurações espaciais que aprimoram momentos compartilhados entre as famílias e o exterior.
A casa é consolidada em duas formas retangulares - rotacionadas em resposta às vistas do rio e às árvores antigas. Essa rotação ativa os espaços de convívio e os nichos da varanda por meio da interação entre áreas comuns e suítes privadas. Construindo uma ponte sobre estas duas alas da casa, as portas de vidro de altura total envolvem com transparência o entorno, enquanto refratam as vistas externas da copa das árvores.
Criando espaços de encontro, relaxamento e contemplação em vários níveis, o projeto usa ventilação cruzada e sombreamento para melhorar o desempenho energético da edificação. Servindo como construtora do projeto, a LowDO colaborou com pequenas lojas de esquadrias do Texas.