Descrição enviada pela equipe de projeto. Na cidade contemporânea, o museu há muito deixou de ser simplesmente um local para abrigar exposições, passeios escolares e ser o "lazer cultural" de adultos em seus dias de folga. Deve ser um espaço de direito à vida urbana, capaz de agregar parques, cinemas e restaurantes. Assim, o Parque do Museu é uma zona de pedestres e um espaço público que ajuda a atrair moradores da cidade para o Museu Politécnico.
Seguindo o conceito de Junya Ishigami, o território ao redor do Museu Politécnico seria transformado em um Parque Museu - um espaço público completamente projetado, cuja estrutura leva em conta as necessidades do museu e de seus visitantes, além de prever transporte, fluxos e praças.
Um anfiteatro no parque em frente ao Museu - um foyer ao ar livre que se tornará uma extensão dos espaços dentro do edifício atuará como prólogo, enquanto o espaço interior estiver em construção. Ele poderá sediar eventos enquanto une a nova zona de pedestres no nível mais baixo do edifício com a área externa ao lado da Praça Lubyanka, atraindo pessoas e proporcionando a elas uma rota conveniente e agradável para o complexo do Museu.