-
Arquitetos: David Chipperfield Architects
- Área: 58000 m²
- Ano: 2018
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fundado em 1929, o Museu de História Natural de Zhejiang está localizado em Hangzhou e possui uma coleção de mais de 200.000 espécimes que cobrem geologia, ecologia e paleontologia. A província chinesa de Zhejiang, no leste da China, é o local de muitas descobertas importantes do período cretáceo. Uma nova segunda filial do museu foi estabelecida em Anji, no norte da região, formando a peça central de um novo distrito cultural.
O novo museu está em um local inclinado em um grande parque natural cercado por florestas de bambu e com vista para os campos de arroz no vale abaixo. Ele compreende uma infraestrutura de espaçosos salões de exposição, levando em consideração a grande escala de algumas das exposições: fósseis de dinossauros e modelos em tamanho real, dioramas de animais silvestres em grande escala, acompanhados por elementos de exposição interativos e multimídia.
A composição escalonada dos oito pavilhões de um andar e em forma de barra acompanham a encosta. Eles seguem a topografia natural, minimizando o impacto visual na paisagem e emolduram um jardim aberto. Uma galeria, ou passagem coberta, circula em torno deste espaço central, mediando entre as áreas externa e interna do museu.
No ponto mais ao norte, um pavilhão de entrada recebe os visitantes e oferece vistas sobre o jardim central. Localizados em ambos os lados do jardim, cada salão de exposição pode ser acessado diretamente ou em sequência, seguindo a galeria escalonada. O pavilhão mais ao sul está posicionado de frente para um lago na extremidade mais baixa do terreno.
As formas sólidas dos pavilhões estão inseridas no denso paisagismo do jardim central e do parque circundante. O plantio se estende para os telhados verdes do complexo do edifício, que é de cor ocre para combinar com a terra argilosa do local da encosta, reforçando a relação entre o museu e a paisagem.