-
Arquitetos: Martin arquitetura + engenharia
- Área: 439 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Cosentino, Alumidoors, Arcelor Mittal, Aristeu Pires, Deca, Grafisoft, Mac Design, Portobello, Royal Green Design, Vidraçaria Diamante, polimix
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa F77 expressa o estilo dos seus proprietários que queriam uma casa de praia marcante, contemporânea e longe do lugar comum. A própria escolha do terreno manifesta este desejo: um terreno fora do padrão, em formato cônico, com frente estreita para a rua, e amplo nos fundos com vista para o lago. A partir daí nasce a primeira diretriz do projeto: uma casa mais discreta e reservada na sua fachada para a rua, e aberta, ampla e envidraçada na sua fachada para o lago.
Na frente para a rua localiza-se uma suíte térrea de hóspedes e a garagem, que são recobertos ripados de madeira com pintura cinza o que garante a privacidade. Um curioso espelho d’agua com pisantes de concreto conduz os visitantes à porta principal que fica “escondida” após a garagem, uma estratégia cênica que é o “cartão de visitas” para o segundo momento da casa.
A fachada para o lago é totalmente aberta, com ampla integração do interior com o exterior, proporcionado pela grande esquadria de 13m de comprimento, que aberta 100% do seu vão, fica embutida em um nicho criado junto à churrasqueira. Para reforçar a integração, o piso interno é estrategicamente nivelado com o externo funcionando como uma extensão natural do living. A piscina com borda infinita faz o coroamento do espaço de lazer, criando uma conexão visual com a água do lago. Um pequeno estar em um nível mais baixo, localizado na cabeceira, completa o conjunto.
No andar superior, todas as suítes estão voltadas para o lago e para o sol da manhã, aproveitando a vista e a insolação mais amena para os dias de verão. Os banheiros das suítes de meio possuem solução de iluminação e ventilação zenital. O acesso aos dormitórios acontece por um estar íntimo que nasce da ampliação e aproveitamento do tradicional espaço de circulação.
Os tons de cinza são um elemento forte no projeto, presente tanto no exterior quanto nos espaços interiores. O concreto aparente, com sua textura bruta, é outro elemento forte marcando principalmente os volumes tradicionais, e internamente ele destaca a churrasqueira e a lareira.
Os interiores também assinados pela Martin, trazem as mesmas características do exterior para os espaços internos: traço contemporâneo, forte presença dos tons de cinza, e um mix de texturas naturais. Peças de design são destacadas por um trabalho de marcenaria sóbria e elegante, resultando numa composição visualmente limpa, mas com forte personalidade..