-
Arquitetos: David Olmos Arquitectos
- Área: 210 m²
- Ano: 2019
-
Fotografías:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: Alea Gestión (Vitra), AutoDesk, Betina Shop, Cortizo, Ewan clothing, Porcelanosa Grupo, Velux, elZinc
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma residência familiar construída na cidade costeira de Salinas, Astúrias, num pequeno lote em forma de trapézio, localizado entre duas zonas residenciais diferentes, um complexo residencial e outra de residências unifamiliares. O projeto tenta harmonizar essas condições, seguindo as linhas de propriedade nas moradias na rua Madreselva, e também a liberação habitual no caso de residências unifamiliares de frente para o amplo espaço aberto do Parque Deva.
A resposta a isso é uma casa com formato “L” assimétrico, que gera um espaço interno com as principais áreas de estar abertas, voltadas para a direção mais adequada. O acesso pedonal mais privado é fornecido pela Rua Madreselva, em direção ao centro de Salinas, onde a praia está localizada. Tendo em mente uma família numerosa, o piso inferior tem as áreas sociais: home office, sala de estar e cozinha / sala de jantar, com enormes janelas do chão ao teto. No andar superior, há quatro quartos, que se abrem para uma janela “fenêtre lounguer”, que interrompe o volume e quebra as extremidades do “L”. Esta janela é sombreada por uma cobertura que protege do sol no verão, além de enquadrar as vistas do parque. O exterior transforma o telhado em uma extensão da fachada, usando o zinco como material unificador. Isso faz o volume "flutuar" nas paredes brancas do piso inferior com a forma de grandes saliências. O uso de zinco é uma reminiscência das construções tradicionais adjacentes à mina de Arnao, que utilizaram esse material de revestimento após a instalação da Real Companhia Asturiana de Minas (Companhia Real de Mineração das Astúrias) em 1851, empresa que usava carvão daquela mina no processo de produção de zinco.
Em contraste com a austeridade dos materiais de construção, o espaço interior é minimalista e acolhedor, usando a madeira de carvalho como o elo de ligação entre as várias áreas residenciais. Painéis de madeira autênticos fornecem uma conexão entre a entrada e a escada, que em conjunto com os móveis integrados no piso inferior, cria texturas duplas, com o interior ficando branco após a primeira seção da escada.