-
Arquitetos: F2M Arquitectos
- Área: 650 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
-
Fabricantes: ACT 3D, AutoDesk, Domec, Godoy Vidrios, Horcrisa, Jms Amoblamientos, Longvie, Navarro Ache, Oblak, Sole Portones
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Urban Style 2 é um edifício residencial de quatro andares com seis apartamentos de dois quartos localizados em Villa Urquiza.
Este bairro residencial de Buenos Aires está em processo de transformação e crescimento devido ao desenvolvimento do novo parque linear "Donado-Holmberg".
A 'desmaterialização' da volumetria do edifício de esquina é realizada por meio de uma série de operações de design que respondem às restrições do zoneamento R2B1, principalmente atribuídas a esse tipo de parcela, incorporando-as e utilizando-as para seu design. O edifício consegue atingir sua altura máxima introduzindo uma série de áreas externas que não calculam o TOF (fator de ocupação total) e oferecem vistas e iluminação natural para os quartos. Como resultado, toda a área edificável está disponível para ser usada no design dos apartamentos.
Para isso, são introduzidas tipologias em forma de “L” nos primeiros níveis, que, combinadas, empilhadas e espelhadas, geram uma série de espaços exteriores que são utilizados pelas unidades.
Nos níveis superiores, as unidades duplex são conectadas por espaços de pé-direito duplo. Além disso, uma retração de 2 metros libera o espaço aéreo e conecta espacialmente os terraços do edifício.
Uma impressionante 'caixa de concreto' voa 4 metros sobre a esquina, enfatizando a entrada do edifício que adquire sua forma final, recuando no piso térreo.
Em relação à fachada, três materiais essenciais são utilizados para o seu design: concreto, madeira e vidro.
As paredes de concreto, que combinam texturas rústicas e suaves, não apenas cumprem uma função estética, mas também resolvem a maior parte da estrutura do edifício.
Além disso, uma série de painéis de guarda-sol dobráveis de madeira fornece luz natural filtrada e privacidade aos quartos.
No térreo, essa estratégia de design é repetida nos portões da garagem.
Os limites interior / exterior são diluídos pelo uso de grandes painéis de vidro deslizantes do chão ao teto, que conectam as áreas da sala de estar com os terraços de 10 a 20 metros quadrados. Esses espaços ao ar livre também se relacionam com as copas das árvores, criando uma experiência natural imersiva.
As grades de vidro, quase imperceptíveis por dentro, refletem as copas das árvores na rua.
Os interiores preservam a síntese do material, criando espaços amplos e neutros, onde a luz natural se destaca pelo uso de paredes brancas e armários de cozinha e pisos de madeira clara, em contraste com os tetos e paredes de concreto.