-
Arquitetos: Laurent Troost Architectures
- Área: 106 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Maíra Acayaba
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Centro de Atendimento ao Turista é um pequeno pavilhão localizado no principal parque público de Manaus na orla do Rio Negro, o Parque Ponta Negra. Vistas do horizonte e do Rio Negro são escassas em Manaus e não podiam ser obstruidas com a construção deste CAT que priorisa a transparência e a leveza. As colunas que suportam o plano de cobertura foram inclinadas aleatoriamente para que se dissociam visualmente do conjunto e confiram uma identidade forte e natural, relacionada com a paisagem do parque e da Amazônia.
Para uma adequada proteção ao sol amazônico, o simples plano de cobertura apresenta beirais em todas as direções, tendo sua maior dimensão na direção do sol nascente. Para se proteger do sol poente, o CAT se fecha do lado Oeste com uma parede dupla de concreto garantindo uma potente inercia termica. A ventilação cruzada é garantida pela abertura principal do espaço de atendimento orientada em direção aos ventos predominantes da região e pelas janelas com aletas de vidro do lado oposto, rentes a parede de concreto.
Com fechamento em vidro sem caixilhos, o espaço de atendimento esta integrado com jardins cobertos nas laterais do pavilhão. O limite difuso entre interior e exterior e a suave rampa de acesso ao Centro foram pensados para minimizar os obstaculos visuais e fisicos, garantindo o “convite a entrar” para os usuarios do Parque.