-
Arquitetos: João Tiago Aguiar Arquitectos
- Área: 150 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: AutoDesk, CIN, CLIMAR, Efapel, GLS2 CARPINTARIA, Microsoft, PADIMAT
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento intervencionado localiza-se num edifício habitacional na Praça de Londres em Lisboa. Todo o espaço foi renovado, com uma maior incidência em alterações estruturais nas zonas de sala.
A zona de quartos manteve-se na sua matriz inicial, sendo os acabamentos completamente recuperados e renovados. A i.s. de uso dos quartos foi reformulada, com a eliminação da banheira e criação de uma antecâmara que permite um maior uso do espaço de banho, obtendo agora duas áreas de duche: uma junto à janela e outra na dita antecâmara.
Nos espaços sociais deu-se uma reformulação das divisões, retirando paredes que delimitavam a sala de estar, corredor e quarto de empregada, criando um espaço todo aberto com zona de estar e zona de jantar. Desta forma promoveu-se a ampliação de espaço e entrada de luz natural para o interior do apartamento. Um armário bengaleiro pré-existente encastrado foi dissimulado com uso do contraste, tendo-se colocado as portas e laterais em MDF lacado na cor preto, assumindo a sua existência como um volume de destaque.
Outras divisões associadas ao espaço social, mantiveram-se com ligeiras modificações. A i.s. da empregada foi reduzida e transformada em i.s. social, aumentando-se por outro lado a despensa. A cozinha foi reformulada e renovada, com a abertura do vão para a sala de jantar, e redesenho de bancada e armários melhorando a funcionalidade do espaço.