-
Arquitetos: ROOM+ Design & Build
- Área: 810 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:SM Art Studio
-
Fabricantes: Acor, AluV, AutoDesk, Autodesk Media and Entertainment, E-Egger, Galaxy Curtains, INAX, Kartell, M&A Arttiles, MPE, PT&T Wood Furniture, Star Blinds, TOSHIBA, Toto, Trimble Navigation, Vietceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cities & Gardens é um edifício de sete pavimentos muito bem localizado na cidade de Ho Chi Minh. O prédio abriga uma cafeteria; oito suítes para aluguel; e um jardim no terraço. O local consiste em dois lotes idênticos de 4x22 metros cada, com vista para um pequeno parque. O edifício é dividido em duas partes adjacentes, pois cada lote é de um dos dois proprietários, que também são irmãos. A primeira parte foi construída 6 meses antes da outra devido ao financiamento diversificado de cada proprietário.
Saigon é uma cidade de múltiplas culturas e oportunidades. Todos os anos, a cidade recebe milhões de visitantes de todo o mundo que vêm para conhecer a cultura, aproveitar a vida da cidade e buscar oportunidades. Em outro aspecto, como conseqüência inevitável de empreendimentos mal controlados, os espaços verdes da cidade foram sacrificados para dar lugar a grandes construções. Propusemos o conceito de "Cidades e Jardins" com a intenção de criar um edifício que não apenas refletisse a vitalidade e diversidade da cidade, mas também se relacionasse com a natureza. A forma construída e os espaços interiores foram projetados com inspirações conceituais extraídas de algumas cidades notáveis ao redor do mundo, bem como elementos naturais, direta e indiretamente. O edifício recua 6 metros para dar lugar a um pátio com grandes árvores e mobiliários externos.
Do lado de fora, a fachada do edifício é composta por uma série de blocos rotacionados, sendo cada um deles finalizado com um design diferenciado para expressar a diversidade e a individualidade das suítes, mantendo ainda uma forma consistente. O espaço interior de cada suíte também é projetado de forma exclusiva com o uso criativo de formas, materiais e detalhes. A suíte Tóquio, por exemplo, é um espaço tranquilo, com design japonês, enquanto a suíte parisiense reimagina o romance e a poética de Paris de maneira modernizada. O "Jardim da Terra" foi projetado no estilo vernacular vietnamita com materiais locais. O interior da cobertura Copenhague implica aconchego e calor através do uso de madeira de carvalho e móveis suaves.
A "Waterspace" foi inspirada no corpo da água, com sua forma dinâmica e acabamento em materiais transparentes. Já o "Loft" é uma suíte de pé-direito duplo com o uso sensato de matérias-primas industriais e remanescentes dos lofts originais dos anos 50 em Nova York. O "Forest Lodge" possui interiores em madeira e um grande jardim que remete à uma floresta, repleto vegetação e mobiliários para exterior. O terraço Saigon, no andar de cima, possui acabamentos tradicionais e locais, como ladrilhos de cimento, telas de bambu, granilite branco e um jardim repleto de ervas, legumes e árvores frutíferas locais.
Finalmente, há a cafeteria e o espaço de trabalho localizados no térreo e nos mezaninos e o jardim da cobertura, onde todos os hóspedes relaxam e se encontram ocasionalmente ou em eventos comunitários organizados pela gerência.