-
Arquitetos: Parallax
- Área: 65330 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Praveen Mohandas
-
Fabricantes: Acor, AerBlock, Bison panel, MS STEEL, NITCO TILES, Toto
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado nos arredores de Bangalore, o terreno está espalhado por 1,5 hectare de área plana, com coqueiros que cobrem todo o local, como uma malha. O foco era projetar um espaço de refúgio de finais de semana que abrigasse dois dormitórios dentro de um orçamento limitado. O pensamento inicial foi criar uma forma com mínimo contato com o solo. Isso desempenhou um papel importante na seleção de materiais, abordando o conceito. O acesso ao espaço pode ser feito desde qualquer direção, com a paisagem servindo como um caminho natural.
A linearidade, suportes elegantes e amplas copas das árvores no local nos inspiraram a começar com apoios lineares semelhantes, elevando o espaço construído tendo o mínimo de contato com a terra. Um projeto levemente estruturado, puramente baseado na paisagem. Ao fazer isso, tanto os ambientes construídos quanto os não construídos são celebrados juntos como um todo.
O único objetivo era construir uma casa em meio à vegetação que servirá para os finais de semana, longe de toda a agitação e compromissos do dia a dia. O terreno de meio hectare adquirido assumiu, assim, o processo de projeto, começando com elementos da paisagem preenchidos com verde e um poço existente. O espaço construído é leve e deixa um impacto mínimo, pois o material escolhido para a construção foi o aço, elevando a forma. Isso ajudou a paisagem natural a continuar sua jornada por todo o local.
O projeto gera uma proporção bem equilibrada de cheios e vazios, o construído e o não construído, assim, projetar foi um desafio, pois o equilíbrio do mesmo veio com uma etiqueta de condições aplicadas em uma área de superfície mínima. Nossa equipe de projeto, juntamente com nosso consultor estrutural, chegou ao local com trabalhadores eficientemente treinados para tornar possível o projeto nesse ambiente frágil, porém forte.
A naturalidade do processo de uma semente que se transforma em uma muda, uma planta e depois em uma árvore, tendo a ajuda de seus elementos circundantes e crescendo em raízes e ramos que ajudam a sustentá-la, ficar no chão e preparar alimentos para seu progresso e bem-estar. Os ramos sobem em busca do ar fresco e da luz do sol, enquanto a metade inferior do corpo é rígida com as raízes se enterrando profundamente no solo. As folhas da planta se ramificam e se retorcem, transformando-se em diferentes planos e eixos, todos com um único tronco robusto, que suporta a carga.
Um princípio semelhante foi aplicado para garantir a estabilidade estrutural do espaço construído; usando a construção estável para suportar os espaços instáveis. Os tubos de aço acima mencionados estão em uma formação escalonada na superfície ao longo das bordas, de modo a proporcionar rigidez e estabilidade ao espaço de estar acima.
Este espaço é coberto por três camadas de materiais, sendo a primeira composta por placa cimentícia; a camada intermediária, uma folha de lã de vidro para conforto térmico e proteção escolhidos de acordo com as condições climáticas do local. No entanto, a camada mais externa é feita com blocos de cinzas volantes para reduzir a temperatura a uma condição fresca e respirável.