-
Arquitetos: 1+1>2 Architects
- Área: 50 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Son Vu
-
Fabricantes: 1+1>2 Architects, AutoDesk, Jotun, Rang Dong group, Trimble, Vicem, Xingfa Aluminum
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Dao pertence à escola primária número 2 de Xuan Hoa, localizada na comuna de Xuan Hoa, uma área densa de famílias que vivem em situação de extrema pobreza, no distrito de Bao Yen, província de Lao Cai. A escola tem 78 alunos, de 06 a 11 anos (Grau 1 a 5, respectivamente). Todos os estudantes são minorias étnicas da tribo Tay, Nung, Dao e Mong. A multicultura é uma característica destacada nessa escola, e que precisou ser considerada na abordagem para desenvolver este projeto. Na escola original, das cinco salas de aula, 2 são temporárias, 4ª e 5ª séries, com 10 alunos cada. O edifício existente era muito vulnerável e estava próximo a um colapso da estrutura da madeira, apresentando juntas danificadas e mal reparadas.
O projeto foi realizado pela Empresa Social de Sustentabilidade do Vietnã (VSSE), e coordenado, projetado e construído pelos arquitetos da 1 + 1> 2. A Transsolar deu consultoria sobre o fornecimento de luz do dia e o conceito climático. O novo prédio, com duas salas de aula abertas com estrutura anexa, atende à demanda de conforto climático, respeito pelo meio ambiente e identidade local. As paredes são feitas de um sistema de tijolos que utiliza a luz do dia e captura o vento quando necessário para esfriar no verão. Mais de 3000 blocos de construção com uma espessura de parede de 15 cm fornecem massa térmica - e, portanto, um amortecedor. Nova tecnologia é aplicada para desenvolver materiais locais. O piso - originário da comuna de Minh Bao, distrito de Yen Binh, província de Yen Bai - mistura aditivos hidráulicos pressurizados em tijolos não queimados, tornando-o amplamente neutro em CO2 e ecológico.
Janelas manipuláveis e tijolos vazados garantem ventilação e luz natural durante o verão, mantendo o frescor interno, enquanto no inverno as aberturas são fechadas para manter a temperatura interna confortável. O telhado de palha, arquitetura tradicional típica da área de Lao Cai, é usado neste projeto: mais de 4000 folhas secas foram coletadas das montanhas da região pela comunidade local para construir um grande sistema de cobertura com uma estrutura de bambu que cobre as 2 salas de aula. O espaço aberto de interação entre duas salas de aula é usado como pátio da escola para garantir que estudantes de diferentes grupos étnicos tenham mais espaço de comunicação para conviver