-
Arquitetos: Mass Arquitetura
- Área: 145 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Tuca Vieira
-
Fabricantes: Terracor, Braston, Deca, FC Serralheria, Ibravir, Legrand, Mekal, Metalferco, Neorex, Ornatos Nossa senhora da Penha, Portobello Revestimentos cerâmicos, REKA, Suvinil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Vila Ipojuca, tradicional bairro no distrito da Lapa – São Paulo, o projeto da residência demandou a demolição do imóvel existente, uma casa geminada, para atender as necessidades da proprietária. Para o melhor aproveitamento do exíguo lote de 4,90 x 29,0m em aclive, o perfil natural do terreno foi mantido, minimizando assim custos na movimentação de terra durante a construção. O partido adotado define a construção junto as divisas do lote, com gabarito de altura de 6,0m, conforme prevê a legislação municipal.
A partir destas condicionantes, o projeto criou diferentes níveis para acomodar o programa de necessidades na intenção da total integração dos ambientes do pavimento térreo; cozinha, sala de estar e do pátio interno, exceto pelo volume do lavabo, que está localizado na fachada frontal e é um pequeno volume solto da laje, mas que tem como ideia ser uma pequena caixa de luz, por meio dos elementos vazados em vidro.
Normalmente tratada como um ambiente menos importante, a cozinha tem um caráter de convívio social no projeto e está localizada na entrada da residência e é aberta para a sala de estar meio nível acima, a qual se abre para um pequeno pátio interno ao fundo, que provê luz e ventilação natural aos ambientes. Na cota mais alta do lote, que foi mantida, estão localizados a lavanderia e dependências de empregados.
Uma pequena sala de TV está localizada na laje intermediária que dá acesso as duas suítes e a cobertura, um terraço jardim, onde é possível ter uma pequena horta e um funcionar como área de convivência. Em termos construtivos a residência foi executada com estrutura de concreto armado e alvenarias de blocos de concreto, que formam duas empenas ao longo do lote. Estas recebem as lajes invertidas em concreto maciço, uma materialidade que define a linguagem arquitetônica do projeto.