-
Arquitetos: Arnau estudi d'arquitectura
- Área: 260 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Marc Torra
-
Fabricantes: Cosentino, Acor, Kahrs, Pladur, Roca, Simon, Technal, Wodewa
Descrição enviada pela equipe de projeto. PEDRA DO BOSQUE. Tangente à fronteira entre a cidade e a floresta, esta casa rochosa que fica na base de uma pequena colina se ergue após alguns movimentos de terra na encosta. Sua presença é o marco da entrada em uma floresta profunda e clara, onde, como diz o poeta, o caminhante se torna prisioneiro do silêncio e da vegetação.
O projeto aproveita a possibilidade dentro das normas de fazer um muro divisor com o vizinho para dar as costas ao norte humano e apreciar o sul da natureza; o jardim, no qual a casa entra cautelosamente através de uma passagem de madeira que flutua sobre estacas, possui faias, carvalhos e ratos selvagens do mato.
O projeto domestica as cavidades oferecidas pela massa natural para viver em harmonia com o meio ambiente; sua relação com a paisagem é feita a partir das fendas encontradas neste espaço; e sua entrada aproveita a gruta efêmera sob a rocha instável até que chegue o infeliz dia no qual ela decida seguir deslizando.