-
Arquitetos: Telles Arquitetura
- Área: 520 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Eduardo Pozella
-
Fabricantes: Ananda Metais, Blocos Bahia, Brasilit, Campsul, Gerdau Corsa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A implantação da construção foi pensada em função de algumas condicionantes existentes no local: rua, paisagem natural, orientação solar e declividade do terreno.
A casa se desenvolve através de um eixo longitudinal, elemento estruturador do projeto, que evoca a ligação entre a rua e a área de preservação ambiental nos fundos do lote. Ao longo desse eixo, uma caixa em estrutura metálica se apoia sobre uma sequência de pilares tubulares e uma empena de bloco estrutural que, por sua vez, protege a edificação da alta insolação e ventos do sudoeste.
Essa caixa abriga no pavimento superior o setor dos quartos e delimita no pavimento térreo o espaço de convívio. No pavimento intermediário, logo na entrada da casa, um jogo de rampas organiza os patamares e adapta a edificação a topografia natural.
A combinação de rampas, passarelas, panos de vidro e pés-direitos variáveis permite que o morador, como em um promenade, se relacione tanto com o interior quanto com o exterior da casa, onde o ponto máximo se dá na ala dos ateliês: um balanço de 12 metros de comprimento que se projeta em direção à vegetação preservada enfatizando essa relação com a bela paisagem existente.