-
Arquitetos: Nómade Arquitectura
- Área: 240 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ramiro Sosa
-
Fabricantes: Acor, CAM LUMINARIAS, FV, IF CONSTRUCCIONES, Johnson amoblamientos, MARMOLERIA MARRONE, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida do projeto, o coração da casa, é um espaço "intermediário" de vidro, que permite ver e articular dois pátios/jardins onde está alojado o ambiente mais habitado da vida cotidiana, a cozinha e a sala de jantar. Materializada por meio de linhas simples, formas puras e materiais nobres, a casa sem empenas é implantada na unificação de dois lotes para aumentar a superfície do terreno, dentro de um condomínio fechado a sudoeste de Rosário, em processo de transformação e rodeado de vegetação.
Desenvolvida em um só nível, predominam o tijolo aparente, o concreto armado com as marcas das fôrmas aparentes, a madeira, os metais pintados de preto e o vidro. Desde o exterior, o filtro urbano é um grande muro de tijolo intertravado; assim, a casa recebe o visitante abrindo-se a um pátio/jardim que acolhe e abriga a intimidade desde a rua, regulando a entrada de luz natural e a segurança da moradia, resolvendo também a expressão formal da mesma. Um grande bloco retangular central de uso público ocupa o lote na totalidade da sua largura, mantendo os recuos e articulando outros dois blocos em seus extremos. Ao setor social soma-se uma galeria com laje de concreto aparente perfurado que expande a casa até a piscina e o jardim gerando um novo espaço, de transição.
A entrada principal, com sua "cortina" de tábuas de madeira móveis é a responsável por articular estes setores com a parte privada da moradia. Foram projetados cinco dormitórios, três deles iguais e com um mezanino, compartilham um banheiro completo e estão dispostos em relação ao jardim posterior. O outro dormitório foi destinado aos hóspedes e está próximo ao lavabo e ao acesso ao terraço e, por fim, a suíte principal diretamente relacionada ao jardim de entrada.