-
Arquitetos: Escribano Rosique Arquitectos
- Área: 324 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Acor, Gabriel Hidalgo, La Paloma cerámicas, Maderas Castañeiras
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no Bosque Real, um assentamento residencial situado em Laguna de Duero, próximo à cidade de Valladolid. O local é dividido em lotes regulares, sem nenhuma característica particular, cercados por uma mureta de pedra construída em 1556, razão, pela qual, a casa se volta para o interior.
O projeto está organizado em torno de um pátio central. Os quartos se abrem para o pátio, que também se conecta ao jardim e à piscina, através de uma varanda. Esse relacionamento proporciona uma gradação de espaços ao ar livre. O pátio se abre para o céu, porém tem três faces fechadas, na sequência, a varanda é coberta e fechada em duas laterais e, por fim, o jardim é completamente aberto.
A entrada principal da casa funciona como um elo entre os dois volumes, que organizam o programa. O primeiro contém a garagem, a sala de equipamentos e as áreas de armazenamento e o segundo inclui os espaços íntimos e sociais da casa.
As áreas de estar foram projetadas como uma série de espaços conectados, que podem manter seu próprio caráter e independência, sem a necessidade de estabelecer divisões. O pátio interno auxilia na segmentação dos ambientes, porém, também permite conexões visuais entre os espaços internos e externos.
A casa foi projetada de forma que a maioria dos ambientes são térreos, com exceção do quarto de hóspedes e do terraço, que estão no primeiro pavimento, e tem vista para a paisagem.
A madeira e o tijolo, ambos regionais, formaram a estrutura da casa.
Eles foram expostos nos ambientes internos e externos, sendo que o tijolo recebeu apenas um acabamento de tinta branca, ajudando a destacar a definição de sombras.