Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge de um programa de pesquisa intitulado "Do território ao habitante", realizado pelo Infonavit por meio do seu Centro de Investigação para o Desenvolvimento Sustentável (CIDS), em colaboração com os escritórios arquitetônicos nacionais e internacionais. O resultado: 84 propostas de moradias de auto-construção assistida. Cada projeto apresenta uma solução específica para uma região do país, adaptando-se a cotas econômicas e condições climatológicas próprias do lugar a intervir.
O processo de produção de um projeto habitacional em ambiente rural com as condições bioclimáticas e socioculturais da Ciudad Valles em Huasteca Potosina (México) nos levou a tomar decisões especialmente difíceis, principalmente no que diz respeito à maneira como entendemos a ideia de uma casa tradicional da cidade.
Há informações documentais importantes sobre a cultura Teeneky especificamente, sobre suas casas, que tendem a ser muito eficientes no conforto térmico e no consumo de energia e materiais.
Este projeto foi elaborado buscando utilizar o menor número possível de componentes, aludindo a uma maior economia de meios, sendo o mais adaptável possível em relação à sua própria materialidade.
O piso e as paredes laterais são feitos com lógicas e materiais de construção tradicionais, enquanto os demais elementos são modulares que podem ser fabricados na oficina e apenas montados no local. Essa modularidade permite uma redução nos custos de fabricação e uma configuração de acordo com as necessidades e possibilidades da família que irá adquiri-la.
A maior parte do orçamento vai para o telhado, que é construído como um sistema "sanduíche" para isolar a radiação solar o máximo possível e evitar o contato direto com as paredes sul e norte; em vez disso, essas paredes laterais têm um alto grau de transferência e dissipação, tanto em temperatura quanto em luz.
O projeto considera três etapas que podem ser construídas de forma independente. O primeiro contém uma habitação e um espaço que podem funcionar como área de trabalho e cozinha durante o dia e como segundo dormitório à noite (no estilo da tradicional casa de Teenek). O segundo elemento é uma espécie de alpendre central que oferece espaço para o trabalho, freqüentemente relacionado à seleção e secagem de elementos vegetais, bem como seu armazenamento, protegido da chuva e do sol. O elemento final é uma sala adicional que seria interconectada à casa principal por meio do pórtico central.
APAN Laboratório de Habitação. Posteriormente, o projeto foi selecionado para ser construído, juntamente com outros 31 protótipos, e assim formar o programa "Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Habitação INFONAVIT", localizado no município de Apan, Hidalgo, México.