-
Arquitetos: V+studio
- Área: 72 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Trieu Chien
-
Fabricantes: Acor, AutoDesk, Bosch, Dulux, Google, Green Wind Flower, Toto, Xingfa Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta moradia está localizada em uma nova área urbana na cidade de Hai Duong. Sua fachada foi inspirada na água que flui desde a parte superior de uma cascata, direcionada por meio de cada pedra e cada arbusto. O projeto traz uma visão diferente, uma corrente fresca de água ao bairro circundante com casas de arquitetura comum e que se repetem uma após a outra. Os proprietários são jovens, desejam um lar simples, discreto, porém, marcante. Um lugar que está próximo à natureza onde possam ser eles mesmos, longe da agitação da vida moderna. Cada momento no lar é um momento mais tranquilo, um lugar de paz e de recuperação de energia após um dia de trabalho.
O arquiteto deve equilibrar os desejos do proprietário, os usos e os critérios estabelecidos: todos os espaços devem estar expostos a luz natural e a ventilação. O plano é criar aberturas verticais em direção ao céu e com vegetação que permitam a entrada de luz natural aos ambientes. O térreo conta com uma garagem, sala, cozinha e sala de jantar. No primeiro nível, o elemento mais marcante são as fileiras de árvores. O espaço interior é sofisticado, porém, nada chamativo.
Apesar de ser uma residência em um pequeno e estreito terreno, foram criados diferentes níveis. O problema para o arquiteto era fazer com que os clientes subissem e descessem as escadas sem se cansarem ou se chatearem. A solução, portanto, foi levá-las para frente da casa, utilizando a luz da fachada. A escada está desenhada para se abrir, permitindo que a luz se estenda por todos os espaços. Com este desenho, a natureza é introduzida dentro da casa, os raios do sol dançam ao ritmo de cada momento. O espaço muda a cada hora, todos os dias, todas as estações do ano.