-
Arquitetos: Fabrizio Pugliese
- Área: 90 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Federico kulekdjian
-
Fabricantes: FV Ferrum, Microcolor, Petrilac, Piazza, Weber
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no primeiro cordão dos subúrbios da cidade de Banfield, em Lomas de Zamora, uma das cinco regiões com maior densidade populacional nos subúrbios de Buenos Aires. No entanto, a intervenção está localizada em um bairro residencial de baixa densidade, com uma paisagem típica nos arredores da cidade.
Este projeto de reforma surge para reestruturar a tipologia, a fim de melhorar suas condições de vida e adaptá-la às necessidades de seus habitantes, um casal com duas meninas, dois empregos, dois carros e muitas visitas de amigos.
A casa é um pequeno chalé compacto e térreo, intimamente relacionado ao processo de suburbanização, com várias reformas ao longo do tempo, sem uma estratégia clara e com consequências negativas de habitabilidade. Algumas delas são a falta de iluminação natural, um quarto sem ventilação, um único e pequeno banheiro, falta de um local sombreado, circulação dos quartos e área coletiva sobreposta, além de várias patologias construtivas.
O projeto concentra-se em preservar o envelope resistente de 30 cm e esvaziar o interior, eliminando todas as divisórias e tetos, a fim de aproveitar a altura disponível que estava oculta. Liberado o espaço interno, uma estrutura de madeira divide os quartos, banheiros, cozinha, guarda-roupas e cria um mezanino. Tudo na mesma peça arquitetônica. Esta peça se estende por dois metros fora dos limites pré-existentes da casa e uma laje de concreto com telhado verde é adicionada para gerar uma semi-cobertura em direção aos fundos. Além disso, buscando permitir a entrada de luz solar e evacuar o ar quente no verão, foram feitas aberturas zenitais a partir da quebra do telhado existente.