-
Arquitetos: Caio Persighini Arquitetura
- Área: 199 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Favaro Jr.
-
Fabricantes: Carpet-lar, Concremassa Concreto & Argamassa, Copav, Docol, Duratex Maderia, Maq1000, Masisa, Morada do Sol, Portobello, Projeta Iluminação, QUICK-STEP, Ramos, Suikan, Vestmóveis
Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura que compõe a Casa Wall busca reforçar o conceito de privacidade, tornando-a isolada de toda prerrogativa do contexto urbano e geográfico de onde está localizada. Construída a partir de materiais e elementos construtivos extraídos do brutalismo, a Casa Wall, em contrapartida, recebe acabamentos refinados, numa perspectiva visual aveludada.
O jogo de volumes que se forma por meio da composição de formas sobrepostas (característica arquitetônica muito comum no modernismo brasileiro) se baseia em um eixo central de concentro aparente intransigente; qual se estende da caixa principal da fachada até os fundos, criando uma perspectiva que norteia o corredor às áreas íntimas e cuja é finalizada em balanço sobre a área de lazer.
Neste eixo estrutural de concreto há apenas uma abertura, necessária para formalizar a conexão dos ambientes comuns do piso inferior aos quartos, no pavimento superior, da qual acontece por meio da escada, também construída em concreto e instalada em balanço.
A madeira aparece no contexto geral do projeto de forma suavizada, com o único objetivo de favorecer o conforto ambiental e contrabalançar os elementos mais brutalistas com os acabamentos refinados. A exemplo desta harmonização, é possível destacar a junção do concreto aos tijolos de olaria, caixilhos em serralheria e por fim, a escolha de tons claros para criar sutileza e equilíbrio entre os conceitos aplicados na casa.
Este contraponto é evidenciado principalmente nas áreas comuns integradas de maneira global, com a ruptura do interno e externo, valorizando a térmico dinâmica da Casa Wall, e dessa forma, dispensando a necessidade de grandes janelas voltadas para a rua, onde o efeito sensorial de amplitude é notório; de modo geral, o cronograma construtivo e as soluções desta arquitetura surgem como resultado da implantação de um processo único de elaboração e estudo do partido do projeto: privacidade.