-
Arquitetos: Casulo Arquitetura
- Área: 80 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Atlas Concorde, AutoDesk, Deca, Marmoraria Alvorada, NS Brazil, reka iluminacao
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do apartamento do Rui teve como ponto de partida a área social. A premissa foi ampliar os espaços e integrá-los. Por morar sozinho, o Rui topou a sugestão de eliminar um dos quartos do apartamento e integrá-lo à sala, ampliando esse ambiente. Foram demolidos quarto e banheiro de serviço, possibilitando a extensão da cozinha. Sala e cozinha foram, então, separadas por portas de ferro e vidro de correr, possibilitando a abertura e o fechamento sempre que se fizer necessário. O uso do concreto aparente permeou todo o projeto: estrutura da cozinha, teto dos banheiros, prateleira que acomoda-se à viga da sala e balcão da cozinha, tendo os dois últimos elementos sido moldados em loco. O piso de madeira em tábua corrida, que percorre toda a área social e íntima do apartamento, exceto áreas molhadas, foi restaurado.
Os dois banheiros seguem a mesma linguagem: piso de granito preto escovado, paredes brancas e laje de concreto aparente. Já para a cozinha, foram escolhidos quatro materiais principais: concreto, lâmina de madeira natural nos armários; epóxi mostarda no piso; e um painel de azulejos desenhado pelo escritório especialmente para o cliente revestindo toda a parede do fundo, que fica na perspectiva de quem observa da sala. Com a intenção de trazer a natureza para dentro do apartamento, retomamos o conceito da varanda, que permanecia fechada na antiga configuração.
A varanda foi aberta e separada da sala de estar por portas de ferro de abrir “camarão”, que permitem a total integração entre os espaços quando recolhidas. A sala de televisão foi separada da sala de estar por um móvel de apoio em lâmina de madeira natural, que serve ao apartamento como aparador e não configura uma barreira visual. O Rui é um admirador do mobiliário de design. Sendo assim, o projeto da sala contou com peças consagradas de Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszuspin, Martin Eisler, dentre outros, todas garimpadas de antiquários brasileiros. Para o banheiro social, além do espelho de madeira também garimpado, foi escolhida a arandela “lucellino wall” do designer Ingo Maurer. O projeto desde o início valorizou a personalidade do cliente, e o escritório acha pertinente incluir neste memorial o descritivo do Rui sobre seu próprio apartamento:
“Já fazia um tempo que eu desejava reformar o meu apartamento, mas tinha receio de no final o apartamento ficar muito dentro dos padrões de projetos de arquitetura que eu via, sem “personalidade”. Uma amiga indicou e mostrou-me o instagram do “casulo”. De primeira, me identifiquei bastante com o estilo das arquitetas. Elas souberam muito bem entender o meu estilo, e apresentaram um projeto que não precisou ser mudado nada. No final, o resultado foi um apartamento moderno, com referências retrô, modernistas , o que remete ao espírito de Brasília, além de aconchegante. Dou maior destaque aos azulejos desenhados por elas, que é sempre motivo de elogios. Vale ressaltar que elas foram bastante atenciosas e prestativas durante o decorrer do projeto e da obra. Sou grato pelo meu apartamento cheio de personalidade como o “casulo”!”