-
Arquitetos: draftworks architects
- Área: 170 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Creative Photo Room, Maria Efthymiou
-
Fabricantes: DALIKO, DCW EDITIONS, Grohe, HEMONIDES DESIGN CONSULTANTS, Ideal Standard, MARAZZI, MUSKITA ALLUMINIUM
"Na companhia do piolho e do gafanhoto, mas também da traça, da mariposa, da folha, da formiga, da toupeira e da mosca, o louva-a-deus, que devora a todos. Vamos compartilhar folhas, pétalas, céu, neste jardim incrível, eles e eu, transitórios." NICOSSIENSES, Niki Marangou.
O conceito de jardim fechado ou "secreto", como parte do espaço doméstico, pode ser encontrado na arquitetura vernacular de Chipre, e especialmente em Nicósia, onde está localizada a casa. O jardim tradicionalmente funcionava como uma incubadora de matéria natural e alimentava a parte "informal" da vida doméstica.
Referências históricas de viajantes estrangeiros que vinham para Nicósia, no século XIV, descrevem o jardim como um espaço cercado por um muro alto e que continha uma infinidade de plantas ornamentais e produtivas. É descrito como uma parte importante da rotina, oferecendo odores e ruídos agradáveis, enquanto, ao mesmo tempo, configurava a identidade urbana histórica da cidade.
Neste projeto, o jardim fechado torna-se parte da vida doméstica e tem grande relevância para a rotina. O volume de 16 m x 16 m x 5 metros abriga os espaços necessários para a família, além de incluir fragmentos da natureza, na forma de quatro pequenos jardins, considerados igualmente importantes, como uma divergência da rotina diária da família. Os quatro jardins também funcionam como incubadoras, para cultivar espécies e testá-las no clima local antes de realocá-las no meio externo que circunda a casa.
Para a construção, foram utilizados materiais simples produzidos por indústrias locais, como blocos de concreto sólidos (CMU) e blocos de concreto branco vazados. A madeira e a serralheria foram executadas por artesãos locais.