-
Arquitetos: ViGa Arquitectos
- Área: 180 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Héctor Reyes
-
Fabricantes: Cemex, Eurovent, Illux, Timber Floors
Descrição enviada pela equipe de projeto. Após seis anos, desde o desenvolvimento do projeto até sua construção final, esta residência é alçada em um terreno com vistas impressionantes para o sul da cidade. Essa topografia acentua as perspectivas e se torna a condicionante principal para a localização de cada um dos volumes que conformam o projeto.
Formalmente, a residência está configurada por três caixas que se acentuam e se conectam entre si por meio de um pátio, o que permite a cada volume ser independente mas, ao mesmo tempo, complementário e onde a brutalidade do concreto aparente é realçada com o paisagismo natural e selvagem do lugar.
Este projeto é concebido em fases, onde cada um dos volumes que compõem o conjunto poderão ser construídos durante o transcurso do tempo adaptando-se às necessidades do cliente durante cada etapa. Assim, encontramos o primeiro volume, conformado pelo estacionamento e a casa de máquinas; já o segundo prisma é o maior em tamanho, abrigando os espaços públicos de uma casa - cozinha, sala de jantar, sala de estar- assim como um dormitório no mezanino. Por fim, uma vez construído o terceiro volume, o dormitório do mezanino se converte em um estúdio e o novo volume, então, abriga o espaço privado conformado por dois dormitórios completos com vistas para todo o jardim.