-
Arquitetos: Diana Radomysler, Luciana Antunes, studio mk27 - marcio kogan
- Área: 200 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jonas Bjerre-Poulsen
-
Fabricantes: Cosentino, Alloe Grey, B&B Italia, Basaltine Stone, Carlos Cruz-Diez, Carrara marble, Charlotte Perriand, Design Studio MK27, Eames, Gaze de Linho Bege, Gretta Grossmann, Isamu Noguchi, Jader Almeida, Jean Prouvé, Jorge Zalszupin, Louis Poulsen, Nakashima, Painel Tabuado de Nogueira, Pedra Basaltina, Ripado de Nogueira, +5
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de arquitetura de interiores do Flat#5 buscou explorar a amplitude espacial do apartamento e criar um clima aconchegante. O apartamento de 200m2 foi transformado em um estúdio com apenas 1 quarto e organizado em 2 áreas principais: a área social em toda a largura da fachada da frente, que inclui a sala de jantar e estar com a cozinha integrada; e a área privativa na fachada de trás, onde estão o quarto e os serviços.
Uma fita de madeira nogueira conforma o retângulo alongado da área social e cria a divisão com a área privativa. O forro também foi revestido de nogueira mas com outro tratamento, em ripas maciças. O piso de todo o apartamento foi feito de pedra basaltina para fortalecer a continuidade entre os ambientes.
As cores mais escuras da madeira nogueira e da pedra basaltina estendem-se para os tecidos e o mobiliário. A palheta de cor e a iluminação indireta geram uma atmosfera sóbria e acolhedora. Já as cortinas de linho cru, os dois grandes tapetes ocre e objetos brancos da decoração fazem panos e pontos de luz no ambiente. O espaço mais confinado do banheiro, apesar de seguir com o mesmo piso, é inteiro revestido de mármore Carrara, uma caixinha branca inserida no espaço aberto.
Dois grandes aparadores modulares desenhados pelo designer brasileiro Jader Almeida dão suporte à sala e cozinha. Sobre o aparador da sala está um jogo de xadrez do escultor Sergio Camargo. Na parede oposta, em um ponto focal do espaço, está o quadro do artista cinético Carlos Cruz Diéz sobre o bar. Na sala, uma mesa do arquiteto Jorge Zalszupin está misturada a peças clássicas do design moderno como Jean Prouvé, Isamu Nogushi, Hans Wegner, Gio Ponti e Serge Moule.