- Área: 1300 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Sergio Gómez
Descrição enviada pela equipe de projeto. Gramalote está localizado ao norte de Santander. Em 17 de dezembro de 2010, devido às fortes chuvas de inverno causadas pelo fenômeno “La Niña”, um deslizamento de terra varreu a cidade de Gramalote, forçando seus 2.800 habitantes a se mudarem para os municípios próximos. Sendo um dos primeiros deslocamentos causados pelas mudanças climáticas na Colômbia, o governo nacional, juntamente com o Fundo de Adaptação, reconstruiu o município, incluindo o novo mercado, que se tornou um local emblemático para os Gramaloteros.
A cobertura foi concebida para ser uma referência arquitetônica e ponto de encontro para os habitantes. Ela é constituída por um módulo estrutural de concreto, definido por dobras invertidas e um mecanismo de captação de água da chuva através de sua cobertura e colunas. Ao ser organizado em 8 módulos de três, é consolidado um elemento que demonstra a unidade no conjunto arquitetônico.
O projeto é implementado em uma topografia com 25% e 30% de inclinação, o que força a criação de um “caminho” em ziguezague contínuo entre o alto e o baixo acesso à praça do mercado. Esse passeio também funciona como um elemento articulador do projeto. Seu desenho é resolvido em uma rampa com declives e patamares adequados para facilitar a circulação de um carrinho de mercado ou para os usuários com mobilidade reduzida. Da mesma forma, para evitar escavações e movimentação de terra, foram propostas plataformas que respeitam a topografia do local, adaptando-se a ele para obter vistas diferentes ao longo do percurso.
Na parte inferior, existe uma plataforma flexível conectada ao acesso principal, no qual uma praça de alimentação usada também para bazares, eventos musicais, etc. pode operar. Graças à sua localização, é consolidada como um ponto de vista para a paisagem e para o desfiladeiro de Los Apios. Módulos comerciais de dois tipos foram criados dependendo dos produtos a serem comercializados. No total, 70 bancas comerciais foram geradas para o mercado. Independente do módulo de cobertura, o mercado consolida o lugar onde está situado. O revestimento de argila é recuado na parte superior para criar uma ante-sala para o projeto, enquanto ao lado cria um espaço público generoso com o pedestre. A fachada do projeto é desenhada de maneira permeável, de modo a gerar comércio permanente para o exterior da Praça do Mercado.
As texturas das fachadas são obtidas através de blocos de argila da indústria nativa da região. Essas peças permitem visualizar o interior da praça mas, por sua vez, delimitam o perímetro do projeto. Essa construção recebeu o primeiro lugar na categoria de espaço coletivo Cemex Colômbia 2019 e o segundo lugar no Prêmio Cemex Works.