-
Arquitetos: Bernard Leroux Arquitetos
- Área: 650 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:André Klotz
-
Fabricantes: Alumisan Esquadrias, Bali Express, Carlos Motta, Casa Roberto, Construsantos, Cremme, Dalle Piagge, Depósito Sante Fé, Enjoy House, Futon Company, Gerbar, Ibiza Acabamentos, JCL Ferragens, Jardineiro Fiel, Jatobá Pastilhas, Ketesi, Lar Grill, Lumini, Metalferco, Micasa, +5
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Jaguariúna, localizada no condomínio Fazenda Duas Marias, interior de São Paulo, possui 650m2 de área construída e implantação que toma partido da topografia acidentada para articular seus espaços. O projeto elegeu materiais rústicos e quentes para compor um refúgio acolhedor, onde se dividem sutilmente a chegada, área gourmet e lazer, living e piscina e, mais afastada, a área íntima.
Na chegada da residência, nos deparamos com o portão baixo de madeira de demolição e um caminho sinuoso que leva até a garagem, composta por cobertura para a parade de veículos, área de serviço, depósito e dormitório de serviço. A casa não é vista de seu acesso em função do desnível proposto pela implantação, acrescido do paisagismo.
Ao entrar, nos deparamos com sala de jantar integrada a cozinha, exposta em formato de ilha. Mais ao fundo, uma cozinha técnica pode ser aberta e fechada conforme o uso da vez. A seguir, o estar e o espaço de brinquedos são separados por breves corredores. A disposição dos ambientes de forma sequencial e linear favorece a permeabilidade entre os espaços, bem como a ventilação e iluminação natural, obtida por meio das grandes aberturas emolduradas por pórticos em concreto armado. As esquadrias leves possibilitam a integração total entre o interno e o externo e o paisagismo exuberante parece permear a construção. A cobertura metálica, no volume principal da casa, é elevado para que a luz também invada os espaços internos, oferecendo maior conforto aos ambientes.
A área externa, composta por piscina e espaço gourmet, uma cozinha completa ao ar livre, coberta por uma marquise que avança em relação ao volume principal da casa, é localizada em um platô que possibilita o convívio e a livre aticulação com a área social interna da residência. Por fim, a área íntima composta por quarto suites é localizada na parte mais baixa do terreno, ganhando total privacidade, obtida por meio da separação física do volume social pelo declive e pela vegetação exuberante.