-
Arquitetos: ZAP Associates LLC
- Área: 89030 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ren Yi / Qiu Ripei
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Chaos Group, Kaiqi, McNeel
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque Central Baotou Vanke transformou um antigo deserto em uma paisagem exuberante de lago, colinas, prados e jardins. O desenho foi moldado por um extenso processo comunitário e agora é comemorado como um importante destino no centro da cidade de Baotou. O aspecto mais importante da transformação do local foi a restauração de seu ecossistema - criam-se novos espaços verdes em um lago de água doce, para trazer a água de Baotou ao campo aberto, novos tipos de florestas e solos alterados respondem aos microclimas do projeto e mostram uma diversidade de espécies especificamente adaptadas a cada área. Situado em 22 acres, entre a Baotou Wenhua e a estrada Qingshan, esse espaço foi criado para expressar o senso de cuidado por meio do desenho, preservar as emoções principais pela participação de todos, mostrar o respeito pelo local e pela ordem natural, pela integração e pela transição como arte em uma nova e imersiva experiência, o Baotou Vanke transformou um deserto e um terreno baldio em uma paisagem exuberante de lagos, vales, jardins da Mongólia e espaços urbanos ativos.
Design e sustentabilidade se reúnem neste projeto para produzir um novo tipo de paisagem urbana que é ativa, inovadora, consciente de recursos e ecologicamente rica. A sustentabilidade dos parques pode ser medida não apenas em termos de ecologia, água, energia e materiais; mas também em termos de vibração social como lugares que promovem a saúde e o bem-estar das pessoas que os experimentam. A bacia hidrográfica e o alinhamento do lago integram-se para criar diversos padrões de fluxo característicos dos sistemas naturais de água, criando habitats ecologicamente valiosos, naturais e diversos para a biodiversidade.
Ele não apenas se adapta ao terreno da bacia hidrográfica, mas também cria uma grande superfície de águas abertas rara em Baotou. Além do diversificado espaço de atividades ao longo da costa, o lago é construído para refletir a imagem da elevação frontal do centro turístico, de frente para a entrada principal do parque. Caminhando pela praça, a costa sinuosa, as reflexões arquitetônicas ondulantes e as ricas camadas de cobertura, formam juntas uma moderna obra de arte. A Crescent Bay, ao lado da ponte, mostra o encanto do design moderno com uma curvatura simples.
Sustentabilidade + Colaboração
O projeto oferece um novo modelo de sustentabilidade para projetos de escala semelhante - que equilibra cuidadosamente as considerações ambientais e culturais. As áreas do projeto que não recebem vegetação contribuem para a sustentabilidade social, que é excepcionalmente alta. Desenvolvida em estreita colaboração com a cidade, a equipe Vanke e a comunidade, a gama de espaços sociais do parque inclui áreas para contemplação silenciosa, um amplo espaço para reuniões da comunidade e uma área de recreação inclusiva para todas as idades e habilidades. O projeto promove especificamente a saúde humana por meio de uma série de trilhas para caminhada e circuitos.