-
Arquitetos: Fabian Tan Architect
- Área: 344 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Ceavs Chua
-
Fabricantes: Grohe
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata de uma casa suburbana em Kuala Lumpur, na Malásia, de propriedade de uma jovem família que solicitou uma intervenção mínima. A abordagem foi repensar uma forma adequada a uma casa de esquina e reutilizar os espaços de estar no nível do solo.
O projeto traz simplicidade, mas também ousadia, contrastando com o tecido existente de casas suburbanas tropicais. Em relação à planta antiga, os espaços de convivência eram orientados paralelamente ao limite do terreno, resultando em uma “interrupção” entre os espaços originais e novos. O “intervalo” triangulado atua como um poço de luz ventilado e seguro, resfriando os dois lados naturalmente.
Um telhado em arco se estende para fora, criando um anexo abobadado que forma os espaços de convivência. O espaço parece contínuo através da extensão do arco e exagerado ainda mais através da materialidade do acabamento de concreto do chão ao teto. A extensão é reforçada por duas grandes portas que se abrem para o jardim. A perspectiva ininterrupta de dentro para fora conecta imediatamente o interior à natureza.
O piso superior cria um cenário dramático com um jogo de curvas e níveis. Os espaços são em camadas, criando uma hierarquia de espaço. O escritório tem vista para as salas de estar e adjacentes, enquanto há um canto para relaxar. Por trás disso, há um quarto com vista para esses ambientes. O quarto principal se conecta através de uma ponte ao piso mais externo do anexo e, para grande surpresa, surge uma varanda aberta.
Para combater o peso da cofragem de concreto, as aberturas foram cuidadosamente esculpidas no nível superior. Por exemplo, a janela do arco invertido na lateral é desenhada como uma forma contínua em “S” quando encontra a abertura em arco frontal. Caminhando pelos níveis superiores, essa continuidade ecoa pelos espaços à medida que as linhas de aberturas e arcos se encontram. Consequentemente, esse jogo rítmico de linhas dentro de uma estrutura pesada empresta um jogo de luz de maneiras sutis. Lembra uma jornada através de uma caverna, talvez para ver a luz no fim do túnel.