-
Arquitetos: ZALC Arquitetura
- Área: 50 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Nathalie Artaxo
-
Fabricantes: Adobe, Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Breton, By Kamy, Codex Home, Colormix Revestimentos, Deca, Docol, Dpot Brasil, Dpot Objeto, Elegancy Design, Elite Superfície, Estudio Iludi, Estúdio Bola, Gauss Revestimentos, Lanzili Móveis, Loja Itens, Lumini, Moldura Minuto, +7
Aproveitamento é a palavra chave para descrever este pequeno apartamento de 50m² feito sob medida para uma jovem que recebe muitas visitas. Nota-se principalmente através da integração da cozinha e do terraço com a área social, onde foi possível trazer diferentes usos para o espaço; no terraço, que recebe a mesa de jantar, o escritório, e a área de serviços que fica camuflada na marcenaria, foi adotado este partido.
O branco predomina no piso e nas paredes como uma tela em branco para os materiais, cores e texturas definidos, que contrastam e se destacam: logo na entrada, um painel ripado na cor rosa queimado atravessa o apartamento, setorizando a área social e a área intima. Foi escolhida a madeira Carvalho Americano para os detalhes na marcenaria desenvolvida pelo escritório, que traz o aconchego em meio aos móveis brancos que mantém o apartamento claro e funcional. Nas bancadas da cozinha, área de serviços e banhos foi utilizado o Corian, também na cor branco: material este, muito utilizado em hospitais pela sua praticidade e fácil manutenção/limpeza, hoje também muito utilizado no residencial.
Na sala de estar, móveis somente de designers brasileiros foram selecionados cuidadosamente, mesclando o estilo contemporâneo, o industrial, o rústico e o antigo de forma atemporal. A prateleira elevada abraça todo o ambiente social trazendo a sensação de continuidade e integração. Esta é uma grande característica e estratégia do arquiteto, que sempre propõe em seus projetos os móveis com múltiplas funções e que integram os ambientes. Podemos também visualizar tal conceito no terraço, onde o mesmo banco que serve como assento para a mesa de jantar, se estende continuamente até se tornar a mesa do home office.
Para cumprir o programa de necessidades da cliente, foi necessário criar um novo banheiro transformando o quarto em suíte. Para isso o banheiro existente foi diminuído, e dele surgiu um novo e compacto banho (porém funcional) voltado para a nova suíte. Este, funciona como um “cubo” executado não somente pela sua estética, mas também para a passagem das novas tubulações de hidráulica sem que fosse necessário intervir no pavimento inferior. O box fica integrado ao quarto, garantindo a entrada de luz natural no banho que não possui janela. Já a bancada fica voltada para o closet, permitindo que duas pessoas utilizem o banheiro ao mesmo tempo.
Ainda foi necessário encontrar espaço para a penteadeira, também solicitada pela cliente, que foi incorporada em seu criado-mudo ao lado da cama. Em apartamentos com metragem reduzida como este, cada centímetro é precioso e deve ser planejado com soluções inteligentes para otimizar o espaço.