-
Arquitetos Paisagistas: Hanazaki Paisagismo
- Área: 450 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Yuri Seródio
-
Fabricantes: American Hydrotech, Construflama, Eliane Revestimentos, Firgal Engenharia, Spirandelli Engenharia, Taag Brasil Life Experience, Verdeal, Vertia Green Design, Vitali Iluminação
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em São Paulo, uma megalópole deslumbrante e multicultural, mas carente de espaços verdes, esse jardim serviu como entrada para a Casa Cor SP, em um antigo prédio ambulatorial (Jockey Club SP) transformado em local de eventos.
O terreno, com uma área aproximada de 450m², é palco de um jardim interativo e contemplativo, destinado a estimular os sentidos quando alguém entra no espaço. O visitante é recebido por um “túnel”, acima de uma elegante pérgola metálica, de um lado, por uma exuberante jardim vertical composto principalmente por plantas tropicais nativas e, por outro lado, um “brise soleil”, revelando um primeiro olhar para o jardim. Este túnel, propositadamente com uma incidência sutil de luz natural, proporciona uma atmosfera misteriosa e expectativa até o fim, onde todo o espaço será revelado para contemplação.
No centro do jardim, há um extenso espelho d’água, composto de seixos negros feitas com resíduos de cerâmica, desenvolvidos especialmente para este projeto com o fabricante. Degraus flutuantes convidam o visitante a olhar mais de perto as "ilhas" do jardim no meio do espelho d’água, além de uma lareira ecológica.
Por outro lado, o jardim propõe um local de descanso com bancos de porcelanato, um local que proporciona uma atmosfera relaxante. Os porcelanatos para pisos possuem uma tecnologia de limpeza automática e foram utilizados por sua baixa manutenção e para evitar o uso de pedra natural. Para as vegetações, foram utilizadas muita vegetação tropical, como Samambaias, Filodendros, além de grandes árvores do Pau-Brasil, cultivados em viveiro local.