-
Arquitetos Paisagistas: Hanazaki Paisagismo
- Área: 1000 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Yuri Seródio
-
Fabricantes: American Hydrotech, Deca, Eliane Revestimentos, Spirandelli Engenharia, Verdeal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em São Paulo, uma megalópole deslumbrante e multicultural, mas carente de espaços verdes, esse jardim serviu como entrada para a Casa Cor SP, em um antigo prédio ambulatorial (Jockey Club SP) transformado em local de eventos.
O Jardim Deca por Alex Hanazaki possui uma área de 1.000,00 m², projetado através de uma pesquisa minunciosa, que transita por diversos estilos da arquitetura paisagística mundial e da cultura mediterrânea. O ambiente é mesclado por um suntuoso percuso interligado por três cenários distintos, sendo um corredor de entrada com uma intervenção ornamental com gabião de pedra rachão com tonalidade avermelhada, um espelho d´água revestido de seixos com nuances verde-esmeralda, e ao fundo um muro temático em alusão à uma fonte natural, com 22 lavatórios suspensos brancos, e bicas do misturador no acabamento Red Gold, colocados aleatoriamente, imprimindo uma atmosfera dinâmica.
No segundo momento, Hanazaki aplicou em uma grande pérgola de madeira 33 chuveiros Quadrado de teto também em Red Gold, criando uma cortina ilusória, que permite uma visualização parcial do jardim, trazendo sonoridade ao ambiente através de uma cascata de água.
Após esse percurso, inicia-se um jardim cênico interativo, com plano de fundo elaborado por totens esculturais de cobogós, composto por 539 bacias convencionais Carrara Branco, formando uma grande instalação com diferentes ângulos de um mesmo objeto. O profissional pontua o paisagismo arquitetônico com 20 oliveiras ̶ árvore símbolo da paz, prosperidade e longevidade ̶ , que possui uma tonalidade similar do revestimento do espelho d’água. As demais vegetações tem um papel bastante importante na finalização do espaço, 3 mil mudas de aspargo rabo de raposa forram uma grande área empregando leveza e textura ao jardim, a palmeira chamaerops e o fícus lirata utilizados em forma de arbustos contracenam com o camarão amarelo e Guaimbê, toda esta composição eclética de vegetações se une ao bambu áurea limitando o espaço.
Destaque para a parede pixelada formada pelos revestimentos da linha outdoor de porcelanato, assinada por Alex Hanazaki para a Eliane Revestimentos. O Jardim Deca conta com a utilização simultânea nas paredes e nos pisos de todas as oito cores dessa coleção.
Contribuindo para o projeto de gestão de sustentabilidade, Alex Hanazaki utiliza no Jardim Deca, sistema de reuso de água, iluminação de LED, madeira de reflorestamento, além de bacias de descartes da marca. Destaque para o porcelanato que reveste todo o piso e parede que possui tratamento de nanotecnologia de ser auto limpante, produzindo ureia e transformando gás carbônico em oxigênio, sistema esse denominado como Cleantec.