-
Arquitetos: Vertentes Arquitetura
- Área: 249 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Leo Giantomasi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O programa de ambientes dessa casa foi distribuído em uma malha estrutural de concreto armado de 4,50 por 4,50 metros, que se aplica no térreo e no andar superior. Daí a inspiração para o nome da casa. A malha estrutural se torna evidente, por exemplo, no conjunto de pilares e vigas que conformam o vão em pé direito duplo do terraço externo. Essa modulação propiciou maior racionalidade de obra, além de garantir harmonia estética, vindo do jogo de soma e subtração de volumes dentro dos módulos regulares.
A implantação da casa foi disposta em formato "L", que garantiu um bom aproveitamento da construção nesse lote, permitindo o interior da casa ser abastecido de farta iluminação e ventilação natural na maior parte dos dias do ano. Se por um lado a implantação trouxe bons índices de insolação e ventilação, por outro, permitiu a incidência constante de sol durante grande parte do dia. Para filtrar os raios solares, resgatamos elementos do repertório do modernismo brasileiro, tal como a parede de cobogós no pé-direito duplo do terraço ou o pergolado de vigas pré-moldadas de concreto no acesso externo da residência.
Com relação à distribuição dos ambientes em planta, o térreo foi propositalmente desenhado para atingir plena integração entre as áreas de estar, lazer e gourmet. Essa integração foi reforçada pelo uso abundante do vidro, que conecta visualmente o interior da casa com os espaços exteriores, além de evidenciar a modulação estrutural em malha adotada. Para gerar contraste e enriquecer o visual da casa, pensamos em elementos de contraposição que rompessem a ortogonalidade dominante do edifício. O primeiro desses elementos se dá no balanço do volume superior sobre o terraço de lazer. No ponto onde supostamente deveria incidir um pilar de apoio, a estrutura foi recuada, gerando um vão livre sobre a área gourmet. Assim a modulação adotada é quebrada, criando um espaço inteiramente aberto no térreo.
Outro item de contraponto é a piscina, cujo formato angular, formado por um conjunto de triângulos, rompe com as linhas retas predominantes da construção. O resultado traz uma sensação de fluidez, garantindo melhor aproveitamento do espaço no jardim dentro de um contexto reduzido de área. Com relação ao acabamento das paredes, o tom escuro externo foi escolhido para endossar a volumetria característica da casa, reforçando a identidade da fachada. A cor selecionada cria contrastes com os acabamentos complementares, como o bege da textura de pedra e o tom de cerâmica dos elementos vazados. Outro contraste se deu entre o conjunto mais fechado de paredes do pavimento superior com a estética leve e predominante transparente do bloco de lazer do térreo.