-
Arquitetos: Marta Maccaglia, Semillas
- Área: 985 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Aceros Arequipa, AutoDesk, Bayer Makrolon, Cemento INKA, IKO, LP
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto "Escola Inicial e Primátia em Unión Alto Sanibeni" está localizado em uma comunidade nativa Ashaninka na floresta central do Peru, uma das áreas que foram fortemente afetadas pelo conflito armado durante dos anos 1990. O conflito armado gerou a migração desta população para outras regiões do país e, a partir de 1998, a comunidade voltou a repovoar esse território e fundou sua primeira escola. No entanto, após 20 anos de funcionamento, a escola se encontrava em um completo estado de abandono e deterioração. Frente a esse complexo contexto, no projeto buscou-se desenvolver estratégias alinhadas ao território e sua população, para a melhora do serviço educacional e da vida comunitária. A escola beneficiará cerca de 200 crianças e 1000 habitantes.
Essa escola é a única infraestrutura pública na comunidade, e por isso buscamos, através do espaço físico, gerar uma plataforma de encontro comunal, onde os grandes e os pequenos podem trocar saberes, ideias e conhecimento popular. Os espaços internos são de madeira, um material da região, flexível, leve e sustentável. Para compensar o uso e extração de madeira das floresta certificadas da região, reflorestamos com espécies nativas, para fortalecer a resistência do solo e devolver à natureza a sua floresta. A escola é um lugar de liberdade e exploração, de espírito comunitário, uma célula aberta, geradora de cultura, sociedade, beleza, identidade e sentido de pertencimento onde comunidade e natureza se encontram.
O projeto consiste em três cruzamentos alojados sob um grande telhado. O programa está distribuído ao redor de um espaço polivalente (praça central) e é composto por seis salas de aula para o nível primário, dois para o nível inicial, sanitários com vestiários, áreas de armazenamento, cozinha, biblioteca e laboratório. Nas salas de aula as paredes foram equipadas com estantes e áreas de exposição, e as janelas são a ligação visual com a natureza. Dois amplos corredores atravessam o edifício olhando para a paisagem e ligam-se à grande "praça" central, o núcleo de atividades escolares e comunitárias. Nos espaços comuns, todas as superfícies são educativas e de uso: alternam-se paredes de madeira e coloridas, que funcionam para sentar e expor; dois escorregadores e uma escada com uma bancada de ligação ao primeiro subsolo; o grande espaço central permite a ligação, através de seu pé direito duplo, de salas de aula, corredores, biblioteca e oficinas e pode ser utilizado como extensão das salas de aula, como sala de jantar, como sala de recreio, como espaço para educação física e como espaço de encontro comunitário. Finalmente, a biblioteca se desenvolve em dois níveis, gerando duas alturas e ligando-se a um grande laboratório através de uma ponte.
O edifício se adapta ao terreno em desnível e em direção sul-leste, passa a ter dois andares nos módulos laterais, e três no módulo central. A estrutura é de concreto armado e madeira. O muro externo é feito em tijolo de cerâmica cozida, típico e produzido na região, enquanto as divisórias internas são painéis de madeira. A cobertura é feita em painéis de OSB e telha asfáltica.