-
Arquitetos: Elton Léniz Arquitectos, Francisco Cruz
- Área: 150 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Francisco Cruz
-
Fabricantes: AutoDesk, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas atuais circunstâncias da cidade, onde o conforto parece isolar a natureza e suas manifestações próprias, existem exceções que buscam voltar a estes primórdios, onde a fragilidade da sobrevivência se move lentamente da zona de conforto.
Elevadas a dois metros de altura e no meio de uma floresta de salgueiros, foram inicialmente construídas duas grandes plataformas de 150 m² em madeira. Duas famílias costumavam acampar com barracas durante os meses de verão e instalavam-se aleatoriamente nestas superfícies. Por se tratar de uma zona inundável - o delta do Rio da Prata - onde o nível da água varia 150 cm, chegar aos meses de outono e inverno era complexo, mas não impossível. Com os anos, as famílias quiseram viajar mais e ter maiores comodidades, e pensaram construir, sobre tais superfícies, algo levemente superior a uma barraca, um espaço que abrigasse o básico. Foi distribuída sobre as plataformas uma grelha de pilares que continuavam a partir da base e assim se organizou a superfície geral. Apenas um terço foi coberto e o restante ficou como superfície de terraço, um espaço intermediário de usos variados ligada diretamente à floresta. Ao centro se situou o espaço fechado que consiste em um espaço comum e, ao seu redor, o dormitório, banheiro e beliches. A maior parte do perímetro são janelas de vidro e graças às alturas, os salgueiros já em ramos finos permitem vislumbrar o céu.
Já que o local só pode ser acessado através do rio, todos os materiais tiveram de ser atravessados em um barco a remos. Esta foi uma das razões pelas quais se pensou em construir com madeira, um material de baixo custo que permitia, com pequenos elementos, construir o todo. Assim, com a utilização de recursos mínimos, materiais de dimensões comuns e mão-de-obra de carpintaria local, foi criado um sistema construtivo básico que permitiu montar facilmente toda a estrutura. O projeto, entendido como um Refúgio - de muito baixo orçamento - com o objetivo de ter um impacto mínimo sobre o território, é literalmente uma "Tenda sobre Pilares".
Francisco Cruz + María Hurtado (Análogo Chile)