-
Arquitetos: Primer Piso Arquitectos
- Área: 210 m²
- Ano: 2019
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no antigo bairro ferroviário da cidade de Mendoza, uma área residencial de baixa densidade, o edifício Martínez 3458 é composto por quatro unidades habitacionais, com dois ambientes cada. O terreno em que está localizado tem 9,5 metros de largura por 28 metros de profundidade.
O projeto utiliza todo o metro quadrado possível estabelecido pelas baixas taxas ocupacionais da área (FOS e FOT). Aproveitando ao máximo o lote, sem descuidar da escala de bairro em que está incorporado, decide-se recuar o prédio em relação o alinhamento estabelecido municipalmente. Dessa forma, é respeitada a principal característica da área, que é o “bairro dos jardins”, dando origem às garagens.
A premissa do projeto era resolver quatro unidades com expansões próprias, mantendo algum grau de independência e privacidade em relação às demais unidades. Assim, há uma sucessão de pátios particulares e compartilhados, que permitem ventilação cruzada e boa iluminação.
Embora o programa se repita em cada habitação, todas possuem detalhes específicos que as caracterizam. Isso se manifesta principalmente nas aberturas posicionadas para aproveitar a luz natural e criar condições de privacidade. Decidiu-se utilizar também grandes panos de vidro, a fim de expandir os limites de cada unidade por meio de extensões visuais. Também são colocados tramados de tijolo nas aberturas para gerar privacidade entre as unidades, filtrar a luz e proporcionar qualidade aos espaços caracterizando uma sensação de abrigo.
O elemento curvo foi usado como um recurso que enfatiza a percurso. Ele é posicionado na primeira parede da entrada e é repetido na parede ao lado da escada. Nos interiores, esse recurso é usado para criar espaços diferenciados.
A obra é materializada por meio do uso de sistemas tradicionais de construção e de materiais comuns. Tijolos, concreto aparente, madeira, peças em pedra calcária, pisos externos de granito compõem a paleta de materiais que evita excentricidades e garante envelhecimento nobre com baixos custos de manutenção.
Em particular, o tijolo à vista foi trabalhado de diferentes maneiras para conferir textura e cor a cada espaço exterior e interior. Paredes peneiradas, curvas, vigias, fabricam elementos de composição, permitindo a mutação e o jogo da luz durante o curso do dia. Um jardim vertical, feito com a fechadura de tijolos, abriga plantas na entrada do complexo, enchendo-o de vida e calor.