-
Arquitetos: Solo Eduardo
- Área: 80 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Bruno Meneghitti
-
Fabricantes: AutoDesk, Portobello, Taipal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma montanha na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, foi o local para construir a capela do Recanto Manresa. A escolha levou em consideração os muitos cenários formados pelas montanhas mineiras. Do interior da capela é possível ver diferentes paisagens naturais, como o pôr do sol atrás das montanhas. Dessa forma, as paisagens são transformadas em pinturasinspirando a meditação e estados de contemplação para os visitantes.
Os materiais da capela são poucos e muito simples. Terra batida - ou taipa - usado para as paredes. O espaço é coberto por uma laje de concreto armado, com textura de madeira, e janelas do teto ao chão que podem ser totalmente abertas. A iluminação modular é para criar diferentes cenários para cada ocasião: iluminação mais fraca para pequenas reuniões e iluminação funcional para cerimônias religiosas. À noite, a iluminação é dada à vegetação nativa do local. Pinturas religiosas do artista brasileiro Anderson Augusto foram encomendadas para este projeto, que também tem a sua própria iluminação focal.
Ao projetar a capela e pensar em como ela ia ser utilizada, pensei em usar materiais que se misturassem ao ambiente de forma nobre. Meu objetivo era intervir o mínimo possível no espaço existente. O pedido era projetar um local de culto e retiro. Na tradição católica cristã, oito é um número simbólico de ressurreição e recomeço, foi por isso que foi feito o desenho octogonal da capela.
A decisão foi construir três paredes e dois pilares centrais de terra compactada e cinco paredes de vidro que permitem a abertura total da fachada frontal da capela para que possa receber um número maior de pessoas e também para permitir um fluxo livre de ar dentro da capela. Sempre tive um profundo interesse nas religiões e seus motivos de crença e como um espaço pode intervenir na experiência dessa crença.