-
Arquitetos: Aedifex
- Área: 210 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Carolina Tomaselli
-
Fabricantes: AutoDesk, Eliane, Gerdau Corsa, TATU LAJES, Viapol
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto parte da formação de planos estruturais, que configuram o espaço, basicamente determinados por estrutura e vãos, e pequenos elementos de vedos não estruturais. Trata se de uma residência para 4 moradores, que comtempla uma área de escritório, galeria de entrada, adega, sala, cozinha, ateliê, 2 dormitórios, lavabo, a.s, porem a ideia principal é que todos ambientes se relacionem, e embora haja uma macro setorização (íntimo/social/serviço)os ambientes se interseccionam através de galerias ou pequenos átrios.
O grande marco da residência é a biblioteca com capacidade para 1.600 livros, localizada logo após a galeria de entrada da casa, ocupando todo o pé direito duplo, e fazendo a interface com a sala de estar e escritório, cujo estão ligeiramente separados por blocos, formando elementos vazados. O pé direito duplo ainda permite um mezanino, que acontece do lado externo, e acessa a parte de cima da biblioteca, trazendo uma releitura do alpendre da casa vernacular brasileira, onde a casa se relaciona visualmente com a rua, ainda que esteja elevado. O projeto traz variadas referências à arquitetura colonial brasileira, com releituras dos beirais e átrios avarandados.
A residência possui ventilações cruzadas em todos ambientes, trazendo maior conforto térmico. Esse mecanismo acontece através de saídas de ar quente acima do pé direito, e também através de um jardim na laje, com vegetação rasteira e massa arbórea de até 2m de altura, além disso, os dormitórios contam com aberturas para áreas externas localizadas no lado leste, e aberturas próxima a laje no lado oeste, ajudando a iluminação natural, de ambos lados, porem utilizando se de quebra sol quando necessário.