-
Arquitetos: Estudio NDG
- Área: 1680 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Natalia Del Giudice
-
Fabricantes: AutoDesk, FV, JOHNSON ACERO, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício está localizado no bairro de Villa Pueyrredón, em Buenos Aires, em um terreno de 8,66m de frente e 50m de profundidade. É composto por 24 unidades mono-divisíveis e dois pátios que buscam integrar-se e aprimorar com os espaços liberados dos prédios vizinhos. O projeto enfrentou o desafio de aprofundar a densificação da cidade no contexto de um bairro de casas baixas e um clube de tênis.
Foi projetado um edifício que, a partir do estudo dos materiais e da trajetória do sol, se consolida sem varandas e com um sistema de envelopamento metálico de brises deslizantes que gera graus variáveis de opacidade e regula as trocas entre interior e exterior, permitindo que seja modificado de acordo com as condições de iluminação, sombras e as atividades de seus ocupantes. O térreo é liberado para gerar acesso, espaços comuns e estacionamento, buscando continuar com a transparência do portão de acesso e a continuidade material da calçada, reforçando a ideia de prolongar o espaço público sobre o privado.
A planta padrão é organizada em três faixas longitudinais determinadas pela estrutura, agrupando os núcleos úmidos na faixa do meio para poder liberar os laterais e dar flexibilidade na montagem e uso do espaço, além de possibilitar a ventilação cruzada. A estrutura de concreto armado é visível no exterior junto ao tijolo, materiais nobres e de baixa manutenção.