-
Arquitetos: KIENTRUC O
- Área: 221 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hiroyuki Oki, Hoang Le
-
Fabricantes: Binh Minh, E-block, INAX, Kova, VAS
Descrição enviada pela equipe de projeto. As zonas intermediárias circundam continuamente as duas áreas principais do escritório da KIENTRUC O, o vazio e a área de trabalho. As paredes funcionam como divisórias independentes que seguem o princípio binário de abrir e fechar, dividindo o escritório em espaços menores ou permitindo que o usuário flua livremente pela planta. O arranjo espacial polariza o caráter dos espaços à quietude e ao movimento, produzindo uma qualidade espacial diversificada que percorre as diferentes áreas.
Os espaços descobrem sua forma e figura ao receber luz, dando lugar à sombra, e delimitando sua profundidade por meio das paredes flutuantes, criando sucessivamente espaços íntimos e transformando atmosferas em silêncio e serenidade. O escritório emprega três critérios nos métodos de resfriamento passivo para lidar com o clima tropical no Vietnã: prevenção de calor, modulação de calor e dissipação de calor. O projeto do escritório concentra-se em proteger o microclima interior da luz solar ao escolher a orientação da edificação. A vegetação ajuda a reduzir o impacto do sol no tecido exterior.
A estratégia de ventilação para o escritório é uma abordagem contrária ao projeto comum encontrado em modernas edificações tropicais. Neste caso, ele é completamente ventilado de forma natural. Métodos tradicionais e mecânicos são usados para liberar rapidamente o calor interno e maximizar a circulação de ar. Controlar a entrada do vento e o acesso solar contribui para criar um ambiente interior confortável. O sistema de cobertura com multicamadas ajuda a ventilar o ar enquanto protege o espaço de trabalho principal contra superaquecimento. A planta longa e fina introduz várias zonas de amortecimento sombreadas com um terraço proporcional. O ar flui livremente através das aberturas nas paredes e no teto para facilitar uma forma natural de conforto. O escritório alcança um estado de percepção na multidão, provocando um sentido humanístico de lugar e moldando sua presença espiritual.
A manipulação monocromática dos materiais significa que a arquitetura se encontra em um estado espaço-temporal, atuando como pano de fundo para destacar a vegetação encontrada entre os ambiente. O bloco de concreto aerado auto-clavado (HCA) possui baixa condutividade térmica e não é absorvente por natureza, o que é adequado para uso interno e externo e contribui significativamente para a modulação do calor. Seus acabamentos monocromáticos ofuscam a percepção do interior e do exterior, adaptando constantemente suas características espaciais de acordo com a finalidade de uso e atividade.