-
Arquitetos: Sanjay Puri Architects
- Área: 8640 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Mr. Dinesh Mehta
-
Fabricantes: AGL, Adobe, Asian Paints, AutoDesk, Jaguar, Siska, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Absorvendo o caráter orgânico das vilas indianas e das cidades antigas, esta é uma escola feita em três pavimentos com espaços abertos, fechados e semi-fechados, com volumes variados. Tomando conhecimento do clima desértico de sua localização com temperaturas acima de 35°C durante a maior parte do ano, cada uma das salas de aula é orientada ao norte para obter luz solar indireta. O auditório, a escola primária e o espaço de administração ocupam o lado sul do terreno, abrindo-se para uma grande área coberta em direção ao norte, além da qual estão localizadas as salas de aula da escola secundária, a biblioteca e o refeitório.
O pátio semi-protegido possui várias vias angulares, conectando as duas partes da escola a espaços de lazer ao ar livre que favorecem o engajamento. Atravessada por uma série de aberturas trapezoidais lineares e brises, essa área focal tem um padrão de sombra em constante mudança, dependendo da direção do sol ao longo do dia. O layout é intencionalmente fragmentado, permitindo que espaços abertos com paisagismo sejam intercalados com os espaços de aprendizado da escola.
Toda a escola se abre para um parque infantil e pista de atletismo no lado norte. Toda a circulação é feita por meio de corredores abertos e naturalmente ventilados, atravessando e contornando o jardim semi-protegido no centro. As paredes verticais em ângulo atuam como brises para reduzir o ganho de calor dos lados leste, oeste e sul, gerando espaços internos mais frios. Toda a energia elétrica necessária é gerada pela energia residual de uma fábrica de cimento nas proximidades. Além disso, toda a água é reciclada e reutilizada. O edifício, por seu desenho, é extremamente eficiente em termos energéticos.
O layout orgânico cria um caráter diferente para cada parte da escola, orientando cada espaço com diferentes visões e percepções. A escola deriva seu caráter das antigas cidades orgânicas, com um layout informal, volumes abertos e fechados intercalados, projetados em resposta ao clima quente, criando uma escola que é exploratória de várias maneiras.