-
Arquitetos: Cristobal Vial Arquitectos
- Área: 60 m²
- Ano: 2020
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Cinema 4D, Comercial Rapel, Hojalateria Avila, Infodema, Legrand / Bticino, Mallapack, Microsoft, Scanavini, Trimble, Vidrieria Acuario
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este trabalho corresponde a uma casa de férias, a primeira construção dentro de um condomínio localizado a poucos minutos da cidade de Matanzas, comuna de Navidad. Dadas as condições em que está localizado, a primeira diretriz foi procurar as vistas distantes do Oceano Pacífico e o território imediato, como a vegetação existente, as ravinas e, é claro, uma boa orientação que permita manter a entrada de luz solar durante todo o ano e boa ventilação.
Como requisito inicial, o projeto tratava-se de uma casa unifamiliar que conseguisse incorporar em apenas 60 m2 um programa que acomodasse três dormitórios, uma sala de estar - cozinha - sala de jantar e um banheiro, além dos espaços exteriores no terraço. O volume proposto é posicionado longitudinalmente a favor da inclinação. Dessa forma, a modulação de três volumes separados organiza o programa público, privado (crianças) e privado (adultos). A separação desses volumes é feita através de 2 cortes que permitem ter o domínio no sentido norte-sul. Para não perder a continuidade destes, propõe-se um telhado de duas águas, como um envoltório, que busca dialogar com a encosta existente e, ao mesmo tempo, marca qual é o espaço de circulação dentro dela e a abertura para as vistas.
Quanto à sua materialidade, toda a estrutura é feita de madeira, buscando desde o início que pilares, vigas e treliças compostas sejam a expressão do trabalho final. As divisórias são levantadas em um painel OSB e revestidas na parte externa com uma estrutura metálica horizontal bruta. Para o teto e as faces interiores são usadas placas ranhuradas. Quanto à tecnologia utilizada, destaca-se o uso de energia solar por meio de painéis fotovoltaicos, que fornecem suporte elétrico a toda a casa.