-
Arquitetos: Tato Architects
- Área: 120 m²
-
Fotografias:shinkenchiku_sha
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao iniciar o projeto de um novo edifício, sempre pensamos em criar algo que levará a uma redescoberta da cidade ou de áreas encantadoras dela. Não muito longe do centro da cidade, está localizado o hotel, em um bairro com uma atmosfera diversa e agradável. Uma área apreciada por muitos artistas e outras pessoas, que são atraídas pelo ambiente um tanto rústico e livre.
A ideia inicial de construir o hotel partiu do cliente e de seu amigo, que se apaixonaram pela região. No entanto, após a compra do terreno, se tornou complicado levantar as verbas necessárias para o projeto, resultando em uma paralisação temporária. Por sua vez, uma imobiliária local, procurando novos terrenos potenciais para obras, foi inspirada pela visão do cliente.
Na esperança de que o projeto levasse a uma redescoberta dos encantos do bairro e acrescentaria mais vida à região, a imobiliária sugeriu retomar e concluir o projeto, após o qual poderia ser posteriormente alugado pelo cliente e utilizado como hotel.
Para refletir a estrutura de colaboração entre o cliente e a imobiliária; o volume foi projetado como uma estrutura versátil que funciona como o edifício. O interior é complementado com móveis feitos de calhas de alumínio e tripés reguláveis, além de peças reaproveitadas de lâmpadas de mesa, feitas para canteiros de obras, que foram reutilizadas para uma variedade de suportes.
O hotel foi projetado com uma série de itens que estavam disponíveis no momento. Esses artifícios construídos de vários itens feitos por idosos locais, artistas e o acúmulo de inteligência viva no bairro, se tornariam ainda mais brilhantes no espaço.
Inspirados nas estruturas construídas ilegalmente, comuns nos telhados de todo o bairro, decidimos construir uma estrutura coberta de plástico para pendurar roupas e montar alguns postes que poderiam ser equipados com cortinas no verão.
A altura do piso no primeiro pavimento foi limitada para criar a sensação de que o espaço se estende e se integra ao corredor no segundo pavimento por meio do foyer. Uma cozinha compartilhada com uma mesa grande também foi instalada para as pessoas se reunirem e se encontrarem no amplo espaço.
O artista, que na época usava parte do hotel como base, previa que o volume de um anexo, projetado por nossos amigos do escritório dot architects, ao hotel promoveria uma melhor conexão entre hotel e cidade, criando laços mais estreitos para o bairro.
Como a imobiliária era proprietária da rua privativa em frente ao hotel e ao anexo, conseguimos executar parte do projeto. Utilizando tijolos normais e permeáveis à água que haviam sido desenterrados no processo de escavação do local, para montar e pavimentar o local e a estrada, tentamos desfocar as linhas de fronteira e criar uma atmosfera aberta para a cidade.