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Arquitetos: Glenn Howells Architects
- Área: 9300 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Hufton + Crow
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Fabricantes: Apex Steel Structures, Banaghers, DOS, Fleck Metal Solutions, GCL, Harlequin, J&C, Mason, Shueco Curtain Walling, Worktop Express
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata da transformação do English National Ballet (ENB) que mudou de endereço e construiu uma fábrica de dança de mais de 8500 metros quadrados em London City Island. O projeto foi desenvolvido por Ballymore (fase um) e EcoWorld Ballymore (fase dois).
Envolto em um revestimento branco translúcido e distinto, o novo Centro de Dança oferece estúdios de classe mundial, figurinos, instalações médicas e de produção. Isso inclui sete estúdios de ensaio em tamanho real, espaços dedicados ao aprendizado e treinamento, além da English National Ballet School, que fica acomodada nos dois primeiros andares. Além disso, o prédio inclui também escritórios para os mais de 200 funcionários do ENB.
O estúdio de produção principal possui um espaço de 10 x 16m e uma torre de cinco andares com 25m de altura. As outras instalações estão dispostas em três níveis superiores, e o edifício é coberto por uma cobertura verde. Os estúdios de ensaio são geralmente de 15 x 15 x 15m e todos incluem uma janela de visualização externa transparente para ajudar a dar as boas-vindas ao exterior.
Comissionado em 2014, a demanda era projetar um espaço criativo para criação e dança que serviria como um novo ponto focal para o balé em Londres. O principal desafio era fornecer uma ampla gama necessária de instalações flexíveis e de ponta em um local apertado, com um orçamento comparativamente desafiador. Isso foi conseguido com a criação de algo elegante, mas também desafiador. Com seu caráter definido por uma celebração de matérias-primas expostas, como tetos de concreto e paredes de vidro translúcido, a limitada paleta de materiais e o uso de componentes padrão, ajudaram a garantir que o edifício atendesse ao orçamento.
O térreo foi projetado como um espaço de circulação que funciona como a alma do edifício, com um café público e um espaço para exposições que incentivam a interação entre a escola e as empresas. O edifício também abriga espaços de trabalho para especialistas como os técnicos, cenógrafos e figurinistas, permitindo que o ballet crie figurinos internamente pela primeira vez.
O revestimento branco translúcido contrasta com os edifícios circundantes coloridos e permite que os transeuntes tenham vislumbres dos dançarinos profissionais enquanto ensaiam. Isso é alcançado com 3.600 m² de Linit, um vidro translúcido branco, que oferece privacidade ao mesmo tempo que permite uma espiada dos movimentos dinâmicos nos estúdios.
O estúdio de produção também pode ser usado para o programa de extensão da ENB com escolas locais e outras partes interessadas. Também oferece à ENB a capacidade de alugar espaços, aumentando assim a estabilidade financeira da empresa em um momento de diminuição dos fundos públicos.
O edifício transforma a maneira pela qual a organização honra a visão original apresentada pelas fundadoras Alicia Markova e Anton Dolin, cujo objetivo era levar o balé clássico da mais alta qualidade ao maior público possível. Apoiado por um fundo público da prefeitura de Londres, Mayor of London’s Good Growth Fund, bem como por um Programa do Conselho de Artes da Inglaterra, o Arts Council England’s Capital Programme, o novo prédio facilita o novo programa de habilidades da ENB, Bridging Neighborhoods - Growing Talent, além de fornecer novos empregos para a área.