-
Arquitetos: Ahmad Bathaei, Marziah Zad, Mohsen Marizad, Raha Ashrafi
- Área: 3200 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Farshid NasrAbadi
-
Fabricantes: 3DS, Adobe, AutoDesk, Enscape, Lumion, Robert McNeel & Associates
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no distrito comercial principal de Hamedan e situado entre vários edifícios altos e baixos de uso misto, o Edifício da Atlas Medical recebeu seus primeiros usuários no final de 2019. O edifício mostra como o uso de estratégias de projeto inovadoras e ferramentas digitais avançadas combinadas com materiais eficazes e sistemas de construção simples podem resultar em um resultado diferenciado. O projeto privilegia os materiais de construção de origem regional e, favorece, durante todo o processo de construção, a mão de obra e a experiência local.
A morfologia do edifício resulta de em uma compressão interna, gerada através de um sistema de geometria curvilínea que responde aos caminhos solares e permite conexões visuais entre seus níveis. A estratégia de "escultura solar" é uma abordagem arquitetônica direta para otimizar os níveis de luz natural em um espaço apertado, além de também demonstrar como uma restrição percebida pode direcionar para um projeto inteligente e passivo.
O processo de projeto seguiu uma série de etapas e integrações iterativas após o estudo preliminar, elaborado a partir das normas de construção e das demandas dos clientes. A volumetria foi comprimida ao longo de caminhos solares e ângulos do sol para facilitar o fluxo da luz natural do dia para o interior do edifício. Cada andar é composto por três unidades empilhadas verticalmente, que resultam em três torres separadas horizontalmente. Um sistema geométrico de faixas curvilíneas foi usado para unificar as três torres em um único projeto de construção. Antecipando futuros padrões de movimento através e ao redor da propriedade, uma passagem conectando o corredor urbano primário a uma via secundária foi concebida para acesso público de pedestres durante o dia.
A interação do espaço positivo e negativo foi desenvolvida especificamente para enfatizar a criação de lugares e a qualidade espacial. Conseqüentemente, as conexões visuais e de luz são destacadas enquanto forma e espaço se complementam em sinergia. A fachada curvilínea segue um movimento côncavo e convexo, gerando terraços e locais de encontro em vários níveis e enfatizando um acesso urbano acolhedor no térreo.