-
Arquitetos: Selldorf Architects
- Área: 3620 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Chosa Mweemba, Hikamata Kapatsa, Yak Films, David Bench
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Mwabwindo atende estudantes primários no sul da Zâmbia. Localizados em uma área rural onde a distância da escola é um dos maiores impedimentos à educação de qualidade, esta é a segunda escola na região desenvolvida pela Fundação 14+, uma organização sem fins lucrativos comprometida com o aumento da acessibilidade educacional às comunidades rurais da África.
O projeto do edifício é inspirado nas árvores altas e singulares da savana circundante, que servem como espaços de reunião à sombra do sol da África Central. Uma cobertura metálica cobre uma vila de salas de aula de tijolos de terra compactada dispostas em torno de pátios e uma rua interna. Além da escola, projetada para 200 alunos, o programa inclui também um prédio que abriga oito professores, uma horta comunitária e campos para atividades físicas.
Um espaço de encontro coberto é deixado aberto para a estrada local, marcando a entrada e acolhendo os alunos. Além de servir como refeitório da escola, é um espaço também utilizado para reuniões cívicas locais.
A estrutura de aço e o teto foram montados no local por mão de obra qualificada e foram construídos primeiro, permitindo que o processo de construção continuasse durante o sistema chuvoso de três meses. As salas de aula de tijolos de terra compactada são compostas por tijolos feitos à mão, fabricados no local e construídos por pedreiros locais para proporcionar oportunidades de emprego e treinamento na área. Em todo o projeto não há ligação com redes sanitárias e elétricas, a água da chuva é coletada para uso nas hortas comunitárias, os painéis solares fornecem energia para a escola e as casas dos professores, e um moinho de vento bombeia água de poço para as instalações.
A Escola Mwabwindo fornece um lugar inspirador para o aprendizado, promove o uso sustentável de recursos e atua como um mecanismo econômico no sul da Zâmbia.