-
Arquitetos: Rodrigo Simão Arquitetura
- Área: 158 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:André Nazareth, Antonio Garcia
-
Fabricantes: Brasilit, Laminação Guanabara, Marmoraria Nossa As. Do Amor Divino, Petromix, Plainco, Satyro Construtora, Serralheria Marcondes, Vidraçaria Bassous
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa pensada como uma plataforma de contemplação, aberta para as vistas e para maximizar a insolação, vital em um clima de montanha. Funciona toda em um mesmo nível, acessível através de um piso de pedra que desvia as águas das chuvas, que são intensas na região, de modo a manter a casa sem umidade. O uso de estrutura metálica possibilitou a abertura de grandes vãos de esquadrias criando integração com o jardim e a exuberante paisagem. Da mesma forma, sala e cozinha são integradas, com forno a lenha e grande mesa de refeitório, estendendo o prazer de cozinhar e estar à mesa para o resto da casa. A funcionalidade da cozinha contribui para o conforto térmico da casa, pois o forno à lenha assume a função de lareira.
O piso na maioria da casa é a própria laje de concreto que foi polida no ato de concretagem - geralmente usado em indústrias e postos de gasolina devido a sua alta resistência a impacto, abrasão e ao seu acabamento liso e higiênico. É uma solução perene e de baixo custo por eliminar diversas de etapas de mão de obra e uso de materiais (piso, rejunte, argamassa).
A obra da casa foi viabilizada através de um financiamento da Caixa Econômica Federal, para um casal que administrou pessoalmente o processo de construção, contratando um arquiteto, um engenheiro e uma empreiteira. O casal foi muito habilidoso na coordenação dos cronogramas de serviços de obra e de pagamentos, em um modelo complexo de financiamento que recebe frequentes vistorias do engenheiro da CEF para liberação das parcelas.
Situada no centro de Petrópolis, ao fim de uma rua sem saída, muito tranquila e silenciosa, o processo de construção foi eficientemente gerido pelos proprietários que seguiram uma planilha com vistorias programadas do engenheiro da CEF de acordo com as fases de execução: fundação, estrutura, alvenaria, telhado, revestimentos, acabamentos.
Foram adotados sistemas e detalhes construtivos que contribuíram para otimizar a construção, sem comprometer a qualidade dos acabamentos e a perenidade. Os conceitos de um espaço aberto, do uso de materiais em sua forma natural e da integração com a natureza buscam inspirar na família simplicidade e um estilo de vida funcional e integrado.